Tribuna Ribeirão
Geral

Ribeirão adota medidas por causa da baixa umidade

Níveis muito baixos da umidade do ar registrados nos últimos dias levaram a prefeitura a tomar medidas Foto: Guilherme Sircili

Ações incluem suspensão de atividades físicas e esportivas ao ar livre nas secretarias de esportes e educação, e a suspensão da varrição de ruas e avenidas para proteger trabalhadores

Diante do cenário de estiagem e da baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias, a Prefeitura de Ribeirão Preto, em conformidade com o Decreto Municipal nº 204/2011, colocou em prática uma série de medidas preventivas, de orientação e de monitoramento para proteger a saúde da população, servidores públicos e animais, além de reforçar a vigilância ambiental.

O objetivo é preservar a saúde dos servidores e da comunidade, garantir a proteção dos animais e prevenir riscos ambientais. As ações serão reavaliadas continuamente conforme a evolução do clima.
O decreto municipal estabelece procedimentos padrão para situações de estiagem, determinando estado de atenção quando a umidade relativa do ar (URA) estiver entre 20% e 30%, estado de alerta quando estiver entre 12% e 20% e estado de emergência quando estiver abaixo de 12%. De acordo com a legislação, sempre que a URA estiver abaixo de 20%, as atividades ao ar livre devem ser suspensas, cabendo às unidades da Administração o monitoramento e a adoção das providências necessárias.

Educação – Estão suspensas as atividades físicas ao ar livre, além da orientação para que os espaços escolares permaneçam ventilados e arejados. Também foi recomendado evitar aglomerações em locais fechados, incentivar o uso de roupas leves e assegurar a hidratação constante de estudantes e profissionais. Os jogos do CIREM não terão partidas agendadas na próxima semana.

Esportes – Todas as atividades ao ar livre organizadas pela secretaria, como futebol e futsal, também foram suspensas e o calendário só será retomado quando a umidade voltar a índices seguros.

Infraestrutura – Foram suspensos os serviços de manutenção e zeladoria executados nas ruas e vias, mantendo apenas a coleta de lixo, por se tratar de serviço essencial. A pasta também reforçou orientações e assistência aos servidores e colaboradores neste período.

Meio Ambiente – foi intensificado o monitoramento e reforçou os cuidados com animais domésticos e silvestres. No Bosque Municipal, a alimentação dos animais foi ajustada às condições climáticas, e equipes estão atuando na prevenção de incêndios urbanos e em áreas verdes. Todos os parques municipais, inclusive o Morro do São Bento, que abriga o Bosque, o Jardim Japonês e o Mirante, contam com bebedouros para a hidratação dos visitantes.

Saerp – Adotou medidas de proteção aos servidores que atuam em campo, como a distribuição de protetor solar e EPIs, além da orientação para hidratação frequente, com apoio de garrafas térmicas.
Saúde – Servidores que realizam trabalhos externos, como agentes de endemias e de saúde, tiveram suas atividades suspensas temporariamente, até que a umidade do ar volte à normalidade.

VEJA TAMBÉM

Idosos de São Simão querem voltar ao Centro de Convivência

Pedro Ferro

Procedimentos estéticos na berlinda

Pedro Ferro

Como se prevenir de doenças no carnaval

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com