Por Hugo Luque
O Comercial venceu mais uma vez o São José por 1 a 0 neste sábado (13), no Estádio Martins Pereira, e garantiu a classificação para a semifinal da Copa Paulista. Felipe Rodrigues marcou o gol da vitória, já no fim do jogo, com passe magistral de Carlos Bajé, que retornou ao time após três jogos de ausência por conta de uma lesão no pé.
Fora de casa, o Leão do Norte precisou de garra e solidez defensiva para superar a Águia do Vale. O primeiro tempo assustou a torcida, que teve de confiar na tarde inspirada do goleiro João Lucas.
Quando o arqueiro não alcançou, Wellington Petuba estava lá para evitar o gol. Após cruzamento rasteiro, a bola passou por toda a área comercialina e chegou livre ao pé de um dos atacantes do São José.
A batida saiu forte, da pequena área, mas o lateral-direito, um dos grandes nomes desta classificação, se posicionou sobre a linha e salvou com a coxa. Na cobrança do escanteio em seguida, João Lucas foi obrigado a fazer grande defesa. Foi a primeira de várias.
Na etapa complementar, o Bafo, que foi dominado antes do intervalo, passou a sair mais para os contra-ataques, sobretudo na velocidade de seus pontas. Recuperado de lesão, o meia-atacante Carlos Bajé, que iniciou o jogo no banco de reservas, foi chamado para entrar em campo.
O camisa 10 precisou de pouco tempo para mostrar a diferença que pode fazer. Aos 30 minutos, em sua primeira participação no mata-mata, o atleta deu um passe de gênio: foi acionado na entrada da área, deu duas embaixadinhas e encontrou um passe rasteiro e cerebral para Felipe Rodrigues, que saiu na cara do gol, tirou do arqueiro rival e deixou a situação alvinegra confortável.
Logo em seguida, aos 34, Alex Silvério cometeu uma falta na lateral, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Na cobrança, o São José levantou bola na área e, após cabeçada, João Lucas fez uma defesaça.
Mesmo com um a menos, o Comercial soube se postar na retaguarda e, novamente, contou com a qualidade de seu goleiro. João Lucas ainda foi exigido mais duas vezes nos acréscimos e interviu de forma providencial para colocar o Leão na semi.
Agora, o Leão aguarda o resultado da partida entre XV de Piracicaba e Oeste, em andamento neste sábado à noite, para conhecer seu adversário no confronto decisivo que garante uma vaga no cenário nacional em 2026.

