Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Defesa Civil emite 
alerta de queimada

Divulgação
Defesa Civil de São Paulo: estado irá enfrentar a semana mais crítica do período de estiagem e entrará em nível de emergência para queimadas

A Defesa Civil de São Paulo prevê que o estado irá enfrentar a semana mais crítica do período de estiagem e entrará em nível de emergência para queimadas. Segundo o órgão, a semana será marcada por altas temperaturas e baixíssimos índices de umidade relativa do ar, incluindo a região de Ribeirão Preto.

Em razão da situação prevista, o órgão estadual vai mobilizar, pela primeira vez no ano, o Gabinete de Crise do período de estiagem, no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes.

Participam do gabinete representantes de diferentes órgãos estaduais e parceiros da Operação SP Sem Fogo, como o Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental, além da Secretaria Estadual de Agricultura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Departament de Estradas de Rodagem.

“Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção, além da união de esforços e respostas rápidas. A presença integrada das instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.

Na semana passada, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta severo para tempo seco aos moradores de Ribeirão Preto por causa da baixa umidade relativa do ar, inferior a 12%, e para o risco elevado de queimadas (risco emergencial), com possibilidade de temperaturas acima dos 35°C. 

Foram quatro no inverno até agora, três somente na semana passada.

O texto da mensagem enviada reforça: “Perigo! Umidade do ar em nível crítico. Alto risco de incêndios florestais. Beba água e NÃO faça queimadas”. O alerta Cell Broadcast é enviado a todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G, que estejam dentro da área de risco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que no início do mês havia emitido alerta laranja devido à baixa umidade, expediu alerta vermelho de grande perigo. O aviso pode ser atualizado a qualquer momento. Utilize protetor solar, bonés ou chapéus e roupas leves. 

A hidratação freqüente é importante, com apoio de garrafas térmicas.

É importante a ingestão de bastante líquido – muita água, suco ou água de coco. Evite atividades físicas, nocivas em tempo seco, além de exposição ao Sol nas horas mais quentes do dia. também alerta para o uso de bebidas diuréticas (café e álcool). Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil pelo número 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

VEJA TAMBÉM

Como se prevenir de doenças no carnaval

Pedro Ferro

Botafogo recebe Capivariano em ‘decisão’ pelo Paulista

Pedro Ferro

Comercial perde mais uma na Série A4

Hugo Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com