A chuvarada deve prevalecer em Ribeirão Preto nesta semana, com alguns períodos de trégua. Entre esta terça-feira, 14 de outubro, e domingo (19), a temperatura máxima na cidade oscila entre 27 graus Celsius e 32ºC e a mínima fica entre 19ºC e 21ºC, principalmente no final da noite, nas madrugadas e manhãs ribeirão-pretanas.
Há risco de temporais e rajas de vento de até 70 quilômetros por hora (km/h) A umidade relativa do ar deve ficar acima de 40% durante toda a semana, inclusive na quarta (15) e na quinta-feira (16), dias em que não há previsão de chuva. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% o município entra em estado de atenção. Quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta.

Ventos fortes espalharam folhas e galhos pela cidade: chuva invadiu a noite
Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência. A qualidade do ar é considerada boa. A primavera começou oficialmente às 15h19 de 22 de setembro e segue até 21 de dezembro, quando começa o verão. A estação das flores chegou com chuva. A média para outubro na cidade é de 122 milímetros, e até ontem o volume estava em 24 mm, quantidade que representa 19,67% do total esperado para o mês.
Uma nova frente fria chegou ao Estado de São Paulo. Nesta segunda-feira (13) os termômetros marcaram entre 21ºC e 29ºC, com volume estimado em 15,6 milímetros. Hoje a temperatura deve ficar entre 20ºC e 29ºC, com previsão de 13,9 mm de chuva. Na quarta, a mínima fica em 20ºC e a máxima, em 31 graus Celsius.
O dia deve ser mais seco, se precipitação. O cenário é quase o mesmo para quinta-feira, mas com mínima de 21ºC. A chuva volta tímida na sexta-feira (17), com cerca de um milímetro, e temperatura entre 21ºC e 32ºC. Porém, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, há possibilidade de temporal no final de semana.
No sábado (18) o volume pode chegar a 20,7 mm, segundo a Climatempo, com os termômetros marcando entre 21ºC e 29 graus. No domingo, abrindo a próxima semana, são esperados mais 6,2 milímetros, com mínima de 19ºC e máxima de 27ºC, pouco inferior a de dias anteriores. Deve esfriar na segunda-feira (20), com temperatura entre 16ºC e 27ºC, sem previsão de chuva. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta de temporal para várias regiões do Estado ontem (13).
Região – Nas regiões Ribeirão Preto, Araraquara, Franca e Barretos, os acumulados devem ser moderados, com maior intensidade nesta terça e no sábado. A umidade atingiu 6% em 10 de setembro, a mais baixa do país, estado de emergência, pior que clima de deserto – no Saara, no norte da África, varia de 14% a 20%, e no Atacama, o mais seco do mundo, que vai da região norte do Chile até a fronteira com o Peru, a média é de 5%. Outubro é considerado o mês mais quente do ano em Ribeirão Preto, com máxima de 32 graus, em média.
O ribeirão-pretano já tirou guarda-chuva do armário e está de olho no cobertor, edredom e agasalho, apetrechos que podem ser úteis nas madrugadas desta semana. O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite. Os dados da Climatempo foram atualizados às 18 horas de ontem.
No dia 6 de outubro fez 38 graus na cidade, recorde do ano. A média de chuva para setembro é de 69 mm, mas chegou a cerca de 35 mm, 50,72% do esperado para o período. A Defesa Civil alerta que em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade.

