Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ribeirão é finalista em projeto ambiental

Guilherme Sircili
 Cidade concorreu com outras 199 do Brasil – mais de 200 em todo o mundo – e está entre as 28 finalistas: será apresentado no C40 World Mayors Summit

Município está entre os 28 selecionados de mais de 200 cidades que concorreram em todo o mundo



Ribeirão Preto foi selecionada como uma das finalistas no concurso Incubadora de Projetos Solução Natureza, promovido pela Fundação Grupo Boticário em parceria com a C40 Cities. A iniciativa busca incentivar projetos de restauração e conservação de ecossistemas urbanos, reforçando a responsabilidade socioambiental do poder público.

A cidade concorreu com outras 199 do Brasil – mais de 200 em todo o mundo – e está entre as 28 finalistas. O projeto ribeirão-pretano será apresentado no C40 World Mayors Summit 2025, onde poderá ser selecionado para receber financiamento e apoio técnico para sua implantação.

Intitulado

“Corredores Verdes e Jardins de Mel – Ribeirão Preto Cidade Amiga das Abelhas”, o projeto propõe a criação de corredores ecológicos interligando parques e praças com paisagismo de plantas melitófilas – que produzem néctar e pólen para abelhas sem ferrão – e a implantação de meliponários urbanos, estruturas destinadas à preservação desses insetos e ao fortalecimento da fauna e flora nativas da região.

“Ribeirão Preto ter sido selecionada nesse grande concurso mostra a qualidade técnica existente na cidade e o potencial que o município representa no quesito conservação ambiental”, destaca a secretária de Infraestrutura e Zeladoria Urbana, Juliana Ogawa.

“A gestão municipal tem trabalhado intensivamente para promover a preservação, tanto em ações operacionais, como limpezas e fiscalização de crimes ambientais, quanto na elaboração de diretrizes para o fortalecimento da educação ambiental”, emenda.

O projeto foi elaborado em parceria entre as secretarias de Infraestrutura e Zeladoria Urbana e Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, com o apoio da ONG Bee or Not To Be e da empresa Apis Flora. Caso seja contemplado na etapa de captação de recursos, o projeto será implantado em 2026, com previsão de execução contínua por três anos.

“Ribeirão Preto já possui um histórico de ações voltadas à conservação das abelhas. Neste ano, reinauguramos o Meliponário do Bosque, ampliando o número de espécies e fortalecendo a fauna e flora locais”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, Cláudio Almeida. 

“Agora, com o projeto Corredores Verdes e Jardins de Mel, queremos transformar a cidade, conectando áreas verdes por meio de corredores ecológicos e jardins de chuva, o que também melhora a captação de águas pluviais e contribui para reduzir alagamentos”, diz

A Incubadora de Projetos Solução Natureza é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário que conecta cidades brasileiras a oportunidades de financiamento e apoio técnico para o desenvolvimento de projetos urbanos sustentáveis e de adaptação climática baseados na natureza (SBN). Nesta edição, a iniciativa conta com a parceria da C40 Cities, rede global de cidades comprometidas com a ação climática.

Postagens relacionadas

Mourão diz que cabe a Bolsonaro decidir se conversa ou não com argentino eleito

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Polícia de RP desmonta esquema internacional de caminhonetes de luxo

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com