Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Ribeirão é pioneira no uso de 
IA em exames de raio-X

Guilherme Sircili
 Sistema de Inteligência Artificial (IA) integrado é capaz de auxiliar os médicos na detecção de patologias de tórax e fraturas com precisão entre 96% e 98% Guilherme Sircili
Sistema de Inteligência Artificial (IA) integrado é capaz de auxiliar os médicos na detecção de patologias de tórax e fraturas com precisão entre 96% e 98%

Tecnologia aumenta a precisão médica e coloca o município na vanguarda da saúde pública digital 



As Unidades de Pronto Atendimento de Ribeirão Preto acabam de dar um salto tecnológico. Todas as salas de raio-X foram modernizadas e agora contam com um sistema de Inteligência Artificial (IA) integrado, capaz de auxiliar os médicos na detecção de patologias de tórax e fraturas com precisão entre 96% e 98%.

As salas da Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Doutor Marco Antônio Sahão, na rua Franco da Rocha nº 1.270, Vila Virgínia, chamada de UPA Sul, e das três Unidades de Pronto Atendimento passaram por uma reforma completa, com novo piso, forro, pintura, readequação elétrica e mobiliário, resultando em um ambiente moderno, acolhedor e funcional.

As três UPAs são são a Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio nº 353, Jardim Paulistano), Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni, avenida General Euclides de Figueiredo nº 295 ) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho, rua Teresina nº 678).

Além de elevar a precisão diagnóstica, o sistema reduz significativamente o tempo de análise das imagens, permitindo decisões clínicas mais rápidas e seguras. Isso representa mais agilidade para os profissionais e menor tempo de espera para os pacientes.

Na prática, o sistema de IA analisa automaticamente as imagens de raio-X de tórax, identificando com precisão possíveis anormalidades pulmonares que podem indicar doenças graves, como infecções e até câncer de pulmão em estágio inicial.

O software também conta com um módulo especializado em traumas, capaz de sinalizar fraturas, luxações, derrames articulares e lipo-hemartrose, auxiliando os profissionais de saúde a obter diagnósticos mais rápidos e seguros.

Além de elevar a precisão diagnóstica, o sistema reduz significativamente o tempo de análise das imagens, permitindo decisões clínicas mais ágeis. Isso representa mais eficiência no atendimento e menor tempo de espera para os pacientes. 

“A IA vem para somar à capacidade dos nossos profissionais.

Com ela, conseguimos diagnósticos mais precisos em menos tempo, o que pode fazer diferença em situações de urgência e emergência. É tecnologia a serviço da vida”, destaca o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho.

Postagens relacionadas

Entidades pedem que projeto de aumento de salários não seja votado

William Teodoro

Carro pega fogo em rodovia da região

Luque

Show do Iron Maiden em RP será em 30 de agosto

Redação 4

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com