Por Hugo Luque
O Botafogo anunciou, nesta quinta-feira (23), o retorno de Fillipe Soutto ao clube, agora para ocupar o cargo de gerente de futebol. O ex-volante de 34 anos, que se aposentou recentemente dos gramados, será responsável por comandar o novo Departamento de Futebol do Pantera ao lado diretor de futebol André Leite, que atuava como coordenador das categorias de base desde 2022 e já havia sido promovido no início desta semana.
A definição da dupla ocorreu durante reunião com Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da SA. A ideia é reestruturar o departamento depois de confirmar a saída de Toninho Cecílio do cargo de executivo de futebol.
“O André é um profissional muito qualificado e mostrou competência durante toda a sua carreira e agora nessas três temporadas que está trabalhando no Botafogo. Conversamos muito nos últimos dias e tenho a convicção de que ele é o profissional ideal para assumir o comando do Departamento de Futebol. Ele trabalhará junto com o Fillipe Soutto, que tem uma grande identificação com o clube, e é um profissional com vivência no futebol. Nos últimos anos, o Soutto se preparou para assumir esse cargo”, disse Baptista.
Fillipe Soutto chegou ao Botafogo em 2022 e rapidamente se tornou um líder no vestiário. Após o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro logo na primeira temporada, permaneceu no clube até o ano passado.
No período, se tornou um símbolo da torcida e alternou momentos entre o time titular e o banco de reservas. O último time do ex-volante, que foi capitão do Tricolor, foi o Betim-MG, na disputa do Campeonato Mineiro deste ano.
O Botafogo vive mais uma temporada de luta contra o rebaixamento na Série B. A equipe comandada por Ivan Izzo tem 34 pontos e está na 18ª posição. O próximo desafio é nesta sexta-feira, às 19h, fora de casa, contra o Novorizontino.

