Tribuna Ribeirão
Artigos

Horizonte: A Incubadora Cultural transborda arte e talento

Foto: Arquivo

André Luiz da Silva *
[email protected]

Um dia, chegou ao meu gabinete na Câmara Municipal um convite para um evento no Espaço Cultural de Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Como membro da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, compareci ao prédio localizado na Avenida Nove de Julho e tive o primeiro contato com o Projeto Incubadora Cultural de Ribeirão Preto. Depois disso, voltei em diversas ocasiões: como repórter, mestre de cerimônias, representante de entidades culturais e, de forma ainda mais prazerosa, como parceiro patrocinador, por meio do Rotary.

A cada ano, testemunho a dedicação das professoras Elaine Assolini, Heloísa Martins Alves e de todos os integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Alfabetização, Leitura e Letramento – GEPALLE.

Agora o evento migrou para o Teatro Municipal de Ribeirão Preto registrando excesso de lotação, pois os 515 lugares foram insuficientes para acomodar alunos, professores, diretores escolares, autoridades municipais e convidados presentes ao lançamento de “Horizonte”, título da antologia da edição 2025 da Incubadora Cultural, que reuniu 26 instituições de ensino público e privado da cidade e região.

Sob o comando de Eliane Ratier — que, além de presidente da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, é uma excelente mestra de cerimônias —, desfilaram no palco crianças e adolescentes dotados de destacada sensibilidade artística, muito bem preparados por seus professores. Houve poesia, música, teatro e dança, em uma interação perfeita com o público, que demonstrou grande respeito e vibração. O evento contou, inclusive, com a participação especial da diva Alciony Menegaz, que emprestou toda a sua luz ao interpretar canções que tocam a alma, acompanhada pelo violonista Jorginho.

Um registro necessário é que a criatividade das ilustrações dos alunos da Escola Estadual Cônego Barros foi tão notável que deu origem à Exposição “Futuros Brilhantes”, sob a curadoria de Miguel Angelo Barbosa.

Recebi a agradável missão de ser o portador de uma homenagem especial ao Professor Doutor Camilo André Mércio Xavier, representando os Rotary Clubs de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-Boulevard, Ribeirão Preto-Jardim Paulista, Ribeirão Preto-Norte e Ribeirão Preto-Oeste. Esses clubes contribuíram para a realização do concurso literário e conferiram-lhe um certificado de reconhecimento pelo trabalho incansável e inspirador ao longo dos anos em prol da educação e da cultura. É claro que aproveitei a ocasião para divulgar a importância da vacinação, já que naquele 24 de outubro se celebrava o Dia Mundial de Combate à Pólio.

Qualquer homenagem talvez seja pequena diante da grandeza do Dr. Camilo, seja como profissional da saúde, da educação, amantíssimo marido, zeloso pai, ou como líder em vários setores, especialmente por idealizar a Incubadora Cultural Ribeirão Preto, um projeto com mais de 13 anos de história e, que agora, ganhou a internet por meio do programa Mão Dupla Cultural, na nossa querida Rádio Nova Ribeirão.

Do alto dos seus 98 anos de idade, ele demonstra uma disposição física e uma capacidade mental invejáveis e, com sua equipe, prepara-se para uma interessante transição: passar a condução do projeto para a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Antes que surjam dúvidas ou preocupações sobre o futuro do projeto, ele prontamente informou que continuará ao lado de Elaine e Heloísa, acompanhando passo a passo a tudo.

Nas figuras de Leonardo Scarulis, Celma Serrano, Arnaldo Neto e das equipes da Funpecrp e da Fundação Instituto, fica, ainda, o registro de agradecimento e congratulações a todos os parceiros que, de alguma forma, colaboraram para que mais uma edição desse projeto fosse concluída com êxito.

Olhando além do horizonte, podemos imaginar que a próxima edição já mereça ocupar o Theatro Pedro II e que cada aluno impactado certamente ganha uma nova perspectiva de aprendizado, de acreditar no seu potencial e de realizar todos os seus sonhos e projetos. Certamente, todos saem mais preparados, inspirados e capazes de pequenos e grandes feitos.

* Servidor municipal, advogado, escritor e radialista

Postagens relacionadas

É tempo da Folia de Reis! 

Redação 2

Oito anos

Redação 1

Boqueirão da Onça

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com