Tribuna Ribeirão
Artigos

Saúde Pública em Ação e a Exposaúde de Ribeirão Preto

Foto: Arquivo

André Luiz da Silva *
[email protected]

Saúde Pública, em sua essência, é o conjunto de ações implementadas pelo Estado para assegurar o bem-estar físico, mental e social de toda a população.

Para que essa garantia seja efetivada, a força motriz principal reside nos servidores públicos. A eles se somam terceirizados, contratados, estagiários, professores, estudantes, pós-graduandos e todos que utilizam a rede pública como campo de estágio, extensão universitária ou outra forma de integração e aprendizado.

Diariamente, esses profissionais executam milhares de procedimentos e atendimentos. O que para alguns se torna apenas estatística, para o cidadão atendido representa a melhoria da sua qualidade de vida ou, em muitos casos, o salvamento desta. É comum que nosso olhar crítico se concentre nas falhas, ofuscando a capacidade de enxergar os avanços e o impacto positivo dessas ações.

Com o intuito de identificar e prestigiar as experiências bem-sucedidas desenvolvidas por serviços, pesquisadores e profissionais das unidades de saúde ligadas à Secretaria Municipal da Saúde, foi criada a Exposaúde de Ribeirão Preto. O evento já se encontra em sua XV Edição.

A Exposaúde não apenas proporciona a troca de experiências entre os profissionais de saúde, mas também estimula o desenvolvimento integrado de novos projetos e contribui diretamente para o aprimoramento das políticas públicas dirigidas às práticas de saúde no âmbito do SUS.

om alegria, testemunhei o crescimento da Exposaúde, tanto em quantidade quanto em qualidade. Alguns projetos resgatam e reproduzem ações anteriormente criadas e, por vezes, descontinuadas de forma injustificada. Outros demonstram um ineditismo e criatividade notáveis. Independentemente da complexidade, todas as exposições evidenciam a competência e a dedicação de profissionais que vão além do protocolar, possuindo uma visão capaz de acolher, compreender, interagir e transformar pessoas e realidades.

Entre as centenas de exposições, pude acompanhar trabalhos inspiradores:Uma jovem nutricionista que, por meio de uma caixa de alimentação saudável e de forma lúdica, educa pacientes com doenças crônicas não transmissíveis sobre os alimentos mais adequados às suas necessidades; O trabalho de fortalecimento da atenção primária na prevenção da sífilis; A experiência de reconhecimento e integração profissional para valorização da equipe de enfermagem das Unidades de Saúde; A reorganização do acolhimento no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-I); Ações de integração e educação em saúde com idosos; Ações em saúde e o enfrentamento da violência de gênero e o  Grupo de Trabalho de servidores negros, que trouxe a importância do aquilombamento, da escuta e da luta por equidade no serviço de saúde, com a exposição de um lindo baobá e um varal com imagens de homens e mulheres negros na ciência e na resistência.Todo o material apresentado está condensado em banners, disponíveis na página da Secretaria da Saúde, no item XV Exposaúde de Ribeirão Preto – 2025.

Viajei nas lembranças e recordei que, quando criança, participava de atividades no Centro Médico Social Comunitário da Vila Lobato no contraturno escolar. Já naquele tempo, existiam profissionais com a visão de que educação, cultura, assistência social, esporte, lazer e saúde deveriam caminhar juntos.

Nostalgia à parte, senti um grande orgulho de pertencer a esse universo que vi crescer e do qual participei da transformação. Quando cheguei na Secretaria da Saúde, em 1990, tudo era pequeno. Aos poucos, fomos aprimorando uma engrenagem que hoje reúne dezenas de unidades, milhares de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, com investimentos mensais milionários. Contudo, essa estrutura só tem razão de ser se for de todos e para todos.

Os princípios basilares do SUS – Universalidade, Equidade e Integralidade – somados à descentralização, regionalização/hierarquização e controle social, possibilitam que o direito sagrado e constitucional à saúde seja exercido. A materialização diária desses fundamentos é assegurada pela ação contínua e dedicada dos profissionais do sistema, que, por sua relevância, são dignos de integral valorização, respeito e reconhecimento.

* Servidor municipal, advogado, escritor e radialista

Postagens relacionadas

O Brasil e a educação!

Redação 1

Avanços na medicina mente-corpo (2)

Redação 1

União pela aquisição de vacinas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com