Presidente do Conselho Administrativo da SA agradece torcida e comissão técnica
Por Hugo Luque
Após a conclusão da temporada de 2025 do Botafogo com a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro para o ano que vem, Adalberto Baptista, presidente do Conselho Administrativo da SA, se pronunciou brevemente em coletiva de imprensa no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. O mandatário tricolor comentou sobre o ano ruim e agradeceu à torcida e à comissão técnica.
O Pantera iniciou a temporada com André Zanardi no comando. Em seguida, veio Allan Aal, que também não resistiu e foi substituído interinamente por Ivan Izzo. Coube ao auxiliar da casa evitar o rebaixamento para a Série C – e a decisão mostrou ser um dos poucos acertos da direção no ano.
“Um agradecimento muito grande ao Ivan Izzo, ao Willians [Alves, auxiliar e treinador do sub-20] e ao Tarcisio [França, auxiliar] pelo esforço que eles fizeram. Nós acreditamos que eles pudessem reverter aquela situação caótica em que nós estávamos e conseguiram. A gente não tem nada o que comemorar, mas temos de agradecer. Eu e o André [Leite, executivo de futebol] fomos acompanhar as obras do CT na sexta (21 de novembro, dois dias antes da rodada final).
O Willians e o Tarcisio tinham trabalhado aqui de manhã e à tarde já estavam trabalhando a equipe que vai jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Eles trabalharam muito neste período e conseguiram obter essa nossa meta final, que era nos manter na Série B”, disse Baptista.
Criticado por parte dos botafoguenses, o dirigente entrou em rota de colisão com a arquibancada no meio deste ano ao desaprovar, em uma entrevista, a postura da torcida, que teria, segundo ele, “envelhecido” e precisaria passar por uma mudança de perfil. No entanto, após dois jogos com casa cheia no Santão, Baptista agradeceu à torcida pela presença, fundamental para evitar o descenso, mas voltou a “cutucar” os mais críticos.
“[Evitar o rebaixamento] não é nada que nos dá orgulho, porque foi um ano muito ruim, mas a gente tem de agradecer e muito pela presença do torcedor nesses dois últimos jogos. A gente viu o tanto que ter uma torcida a nosso favor nos favorece. A gente sabe o tamanho da torcida do Botafogo e ela mostrou, nesses dois jogos, o quanto pode ajudar e até ofuscar aquela parte da torcida que já vem com aquele espírito de críticas. É uma torcida que compareceu nesses dois jogos mesmo sendo maltratada durante todo o ano pelo péssimo desempenho que tivemos.”
Por fim, o presidente do Conselho Administrativo também reforçou a importância na campanha de profissionais que já não estão mais no clube, como o dirigente Toninho Cecílio e os técnicos anteriores.
“Me sinto também no dever de fazer um agradecimento aos outros que participaram dessa trajetória, tanto o Zanardi, o Allan Aal e o Toninho Cecílio. Por mais que não tenham tido êxito nos trabalhos, a gente sabe que não faltou empenho e dedicação. São excelentes profissionais e que consigam, no decorrer das carreiras, terem sucesso”, concluiu.
Agora comandado por Claudio Tencati, o Botafogo reestrutura seu elenco para 2026. Até o momento, 16 atletas tiveram suas saídas confirmadas, enquanto o goleiro Victor Souza, o lateral-direito Jeferson e o atacante Guilherme Queiroz tiveram seus vínculos prorrogados. A única contratação, por enquanto, foi o lateral-direito Jonathan, ex-Criciúma.

