Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Base governista leva principais comissões

Definidas todas comissões da Câmara Municipal (Foto Thaisa Coroado)

Segundo a definição, quatro das 17 comissões serão comandadas por vereadoras que representam a esquerda na cidade



A Câmara de Ribeirão Preto definiu na sessão ordinária de segunda-feira, 1º de dezembro, a composição das 17 comissões permanentes e do Conselho e Ética e Decoro Parlamentar. Os vereadores da base de sustentação da gestão Ricardo Silva (PSD), que formam a grande maioria no Legislativo – ocupam 19 das 22 cadeiras –, vão comandar os dois principais colegiados.

Uma das novidades da votação foi a presença de Robson Vieira (MDB), que assumiu temporariamente a cadeira de Roger Ronan da Silva (MDB), o Bigodini, de 33 anos.

No dia 10 de novembro, a Câmara de Ribeirão Preto aprovou, por unanimidade, projeto de resolução do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e suspendeu o titular por seis meses – 180 dias –, sem a remuneração de R$ 20.597,25.

Bigodini se envolveu em acidente de trânsito na madrugada de 28 de setembro, na avenida do Café, na Zona Oeste.

A juíza Carolina Moreira Gama, da 1ª Vara Criminal de Ribeirão Preto, acatou a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e pronunciou o vereador pelos crimes de embriaguez ao volante, falsidade ideológica e fraude processual. 

Robson Vieira tomou posse na segunda-feira e já participou da votação para que definiu a composição das comissões permanentes.

Quando o titular retornar, ocupará as vagas do novato nos colegiados.

A principal comissão da Câmara, a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), permanece com a mesma formação: será presidida novamente pelo vereador Franco Ferro (PP) e terá como integrantes Maurício Vila Abranches (PSDB, vice), Brando Veiga (Republicanos), Daniel Gobbi (PP) e Matheus Moreno (MDB) 

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação é a principal do Legislativo.

Por suas mãos irão passar todos os projetos de lei dos vereadores e do prefeito Ricardo Silva (PSD). Tem poder terminativo e decide qual proposta poderá ser levada ao plenário e qual receberá parecer, sendo juridicamente sepultada.

Julga a constitucionalidade das propostas.

A segunda comissão no ranking de importância, a de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle Tributário, será presidida novamente por Matheus Moreno (MDB), com a participação de Daniel Gobbi (PP, vice), Robson Vieira (MDWB, substitui Roger Ronan da Silva, o Bigodini), Mauricio Vila Abranches (PSDB) e Paulo Modas (PSD). 

Segundo a definição, quatro comissões serão comandadas por vereadoras que representam a esquerda na cidade – as petistas Duda Hidalgo (Direitos Humanos e Igualdade Racial e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência), Perla Müller (Administração, Planejamento, Habitação, Obras e Serviços Públicos) e Judeti Zilli, do Coletivo Popular (Direitos da Mulher). 

A Comissão de Direitos Humanos foi desmembrada este ano para criar a Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A de Direitos da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso também foi desmembrada.

A segunda será presidida por André Rodini (Novo).

Na de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, Franco Ferro (PP) será o presidente, André Rodini o vice e Jean Corauci (PSD) membro. 
Já a Comissão de Educação terá como Brando Veiga (presidente), André Rodini (vice), Diácono Ramos (União Brasil), Judeti Zilli (PT) e Paulo Modas (PSD).

O comando do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar passará para Jean Corauci. Terá como vice-presidente Franco Ferro, além de Diácono Ramos, Maurício Vila Abranches, Danlo Scochi e Brando Veiga. 

Apenas o presidente da Câmara, Isaac Antunes (PL), e o segundo-secretário, Lincoln Fernandes (PL), não farão parte de nenhum colegiado porque o Regimento Interno proíbe a participação de parlamentares que ocupem estes cargos. No final de 2020, os vereadores reduziram o total de comissões de 22 para 15 com o objetivo de agrupar alguns temas correlatos em um mesmo colegiado.

Agora, com a criação da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência e da Criança, do Adolescente e do Idoso, subiu para 17. Outro fator que contribuiu para a redução em 2020 foi a diminuição do número de vereadores, de 27 para 22 parlamentares na legislatura passada (a 18º, entre 2021 e 2024). Sem a redução do número de comissões haveria sobrecarga de atividades extraplenário.

Por isso, a Câmara de Ribeirão Preto também baixou de cinco para três o total obrigatório de integrantes de quase todas as comissões. Neste ano, apenas quatro – CCJ, a de Finanças, de Esportes e a de Educação – e o Conselho de Ética têm cinco ou seis integrantes. 

Thaisa Coroado/Câmara
A composição das comissões foi definida na noite de segunda -feira: Franco Ferro vai presidir a principal da Câmara, a de Constituição, Justiça e Redação

Raio-X da Câmara
e suas comissões

Mesa Diretora para 2025

Presidente 
Isaac Antunes (PL)

Primeiro vice-presidente
 Igor Oliveira (MDB)

Segundo vice-presidente 
Maurício Gasparini (União Brasil)

Primeiro-secretário 
Danilo Scochi (MDB)

Segundo-secretário 
Lincoln Fernandes (PL)

As 17 comissões e 
o Conselho de Ética
– Conselho de Ética e 
Decoro Parlamentar

Presidente: Jean Corauci (PSD)

Vice: Franco Ferro (PP)

Membros: Maurício Vila 
Abranches (PSDB) 
Diácono Ramos (União)
 Brando Veiga (Republicanos)
 Danilo Scochi (MDB)
–

Constituição, 
Justiça e Redação
  –  Presidente: Franco 
Ferro (PP)
 Vice: Maurício Vila 
Abranches (PSDB)

Membros: Daniel Gobbi (PP) 
Matheus Moreno (MDB)
 Brando Veiga (Republicanos)
–

Finanças, Orçamento, 
Fiscalização, 
Controle e Tributária

Presidente: Matheus 
Moreno (MDB)
 Vice: Daniel Gobbi (PP)

Membros: Paulo Modas (PSD) 
Robson Vieira (MDB)
 Maurício Vila Abranches (PSDB)

Educação

Presidente: Brando Veiga 
(Republicanos)

Vice: André Rodini (Novo)

Membros: Diácono Ramos (União)
 Judeti Zilli (PT) 
Paulo Modas (PSD)

– Administração, 
Planejamento, 
Habitação, Obras 
e Serviços Públicos

Presidente: Perla
Müller (PT) 
Vice: Brando Veiga (Republicanos)

Membro: Rangel Scandiuzzi (PSD)

– Esporte, Cultura, Lazer, 
Turismo e Recreação

Presidente: Matheus Moreno (MDB)

Vice: Junin Dêdê (PL)

Membros: Duda Hidalgo (PT)

Robson Vieira (MDB)
 Daniel do Busão (PL)
–

Seguridade Social, 
Saúde, Previdência e 
Assistência Social

Presidente: Rangel 
Scandiuzzi (PSD)

Vice: Perla
Müller (PT)

Membro: Robson Vieira (MDB)

– Meio Ambiente, 
Sustentabilidade 
e Mobilidade Urbana

* 
Presidente: Franco 
Ferro (PP) 
Vice: André Rodini (lovo)

Membro: Jean Corauci (PSD)
–

Direitos Humanos e 
 Igualdade Racial e das 
Pessoas com Deficiência

Presidente: Duda 
Hidalgo (PT) 
Vice: Judeti Zilli (PT)

Membro: Robson Viera (MDB )
-

Defesa dos Direitos 
da Pessoa com Deficiência

Presidente: Paulo Modas (PSD)
 Vice : Duda Hidalgo (PT)

Membro: Daniel do Busão (PL)

– Direitos da Mulher

Presidente: Judeti Zilli (PT)

Vice: Duda Hidalgo (PT)

Membro: Perla Müller (PT)

– Direitos da Criança, 
do Adolescente e do Idoso

Presidente: André Rodini (Novo)

Vice: Judeti Zilli (PT)

Membro: Mateus Moreno (MDB)

– Defesa e Direito 
dos Animais

Presidente: Rangel 
Scandiuzzi (PSD)

Vice: Brando Veiga (Republicanos)

Membro: Paulo Modas (PSD)

– Segurança Pública

Presidente: Diácono 
Ramos (União)
   – Vice: Delegado Martinez (MDB)

Membro: Junin Dêdê (PL)

– Transparência e 
Legislação Participativa

Presidente: Jean Corauci (PSD)
 Vice: Franco Ferro (PP)

Membro: Daniel do Busão (PL)

– Assuntos Metropolitanos

Presidente: Daniel Gobbi (PP)
 Vice: Junin Dêdê (PL)

Membro: Diácono Ramos (União)

– Ciência e Tecnologia, 
Desenvolvimento 
Econômico, Relações 
Internacionais e 
de Consumo

Presidente: André 
Rodini (Novo)
 Vice: Daniel Gobbi (PP)

Membro: Brando Veiga (Republicanos)

– Comunicação, 
Títulos e Honrarias

Presidente: Jean Corauci (PSD)
Vice: Diácono Ramos (União Brasil)

Membro: Daniel Gobbi (PP)

Postagens relacionadas

Caminhonete é apreendida com 300 kg de maconha

Luque

Confederação Nacional do Comércio pede o fim de cassinos online 

Redação 2

Ladrões de carros são detidos por agentes do Baep em Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com