Jornada Artístico-Cultural ainda contempla oficinas em escolas, apresentações de grupos de samba e de culturas africanas como jongo, samba de roda, de coco, maracatu e outras.

O ano de 2026 promete uma programação inédita e de peso para a cultura de Ribeirão Preto e região. Nesta quarta-feira, 17/12, o Instituto Plural de Educação e Cidadania Vila Bela anuncia, em parceria com o Ministério da Cultura e a prefeitura de Ribeirão Preto, a Jornada Artístico-Literária por uma Educação Plural, a ser realizada em março do ano que vem. Um evento que trará grandes nomes da literatura negra e indígena nacional para a cidade, além de contemplar escritores locais e de realizar apresentações culturais gratuitas. O lançamento do evento será às 19h, no Centro de Referência em Educação para as Relações Étnico-raciais, à rua Goiás, 1072, Campos Elíseos.
Entre os autores anunciados nesta etapa estão a cubana Teresa Cárdenas; a escritora e organizadora dos cadernos negros Esmeralda Ribeiro; o pesquisador e premiado cineasta Joel Zito Araújo e Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Educação com a obra “Como ser um educador antirracista”. O Jabuti é o prêmio literário mais importante do Brasil.
O evento ocorrerá em equipamentos da prefeitura e estandes da esplanada do Theatro Pedro II e escolas públicas de Ribeirão Preto, que receberão oficinas. O público em geral também terá oportunidade de participar, de graça, de oficinas de turbantes, bonecas negras, samba de roda, capoeira, dança afro, tranças, arte naif e outras.
A Jornada Artístico-Literária por uma Educação Plural também contempla a apresentação de diversas modalidades artísticas, que se dividem em duas categorias: apresentações de grupos de samba homenageando grandes nomes como Dona Ivone Lara, Cartola, Alcione e Zeca Pagodinho, entre outros, e sete manifestações culturais afro-brasileiras — capoeira, congada, jongo, moçambique, roda de samba, maracatu e samba de coco. Tudo gratuito e aberto ao público, na região central de Ribeirão Preto.
No lançamento do projeto, nesta quarta, haverá samba de roda do recôncavo baiano com a presença do Mestre Primeiro, de Santo Amaro da Purificação, e da sambadeira Rita Santos, também da Bahia, além da participação do grupo Raiz Samba 6.

