A vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos foi prorrogada até junho de 2026 em Ribeirão Preto. A medida segue diretriz do Ministério da Saúde e busca ampliar a cobertura vacinal contra o vírus, associado a infecções que podem evoluir para diferentes tipos de câncer.
As doses estão disponíveis nas 39 salas de vacina, sem necessidade de agendamento. É necessário apresentar documento de identidade e carteira de vacinação, se houver. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, a prorrogação atende à necessidade de alcançar jovens que não foram vacinados na idade recomendada, entre 9 e 14 anos.
“Ao estender o prazo de vacinação, conseguimos alcançar adolescentes que não tiveram acesso à vacina na idade recomendada. Isso amplia a cobertura e fortalece a prevenção contra doenças relacionadas ao HPV”, afirma. Atualmente, a cobertura vacinal em Ribeirão entre as meninas é de 75,45% e entre os meninos, de 62,94%.
De acordo com Luzia Márcia, é uma vacina segura e eficaz, sendo a principal forma de proteção contra as infecções persistentes e lesões pré-cancerosas relacionadas ao vírus, que é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum.
Apesar de integrar o calendário nacional de imunização, a vacina contra o HPV ainda apresenta baixa adesão no país. A estratégia adotada pelo Ministério da Saúde busca reduzir, a médio e longo prazo, a incidência de cânceres associados ao vírus.
A vacina contra o HPV é para meninas e meninos, de dose única, e previne diversos tipos de câncer, entre eles colo do útero, ânus, pênis, garganta, vulva, vagina; além de verrugas genitais.

