Lateral trabalhou com técnico no Atlético-GO e mais recentemente no Criciúma
Por Hugo Luque
O lateral-direito Jonathan é uma das novidades do Botafogo para 2026. No entanto, o atleta já se sente em casa no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. Aos 33 anos, o experiente jogador chega para reforçar a defesa tricolor e conta com o apoio de um velho conhecido para jogar seu melhor futebol.
Primeira contratação botafoguense na reformulação ainda em andamento do elenco, Jonathan foi indicado pelo técnico Claudio Tencati. A dupla trabalhou junta no Atlético-GO, em 2019, e no Criciúma, entre 2023 e 2024. Ao lado do treinador pela terceira vez na carreira, o lateral não economizou nos elogios ao chefe.
“Eu sou suspeito para falar do Tencati. Acho que os resultados dizem tudo sobre o que ele faz e quem ele é como profissional e ser humano. Conquistei tudo dessa maneira: com simplicidade, humildade e respeito ao próximo. Acho que um lado muito positivo que o professor tem é fazer com que todo mundo se sinta importante. Quando falo isso, não é jogar. Não é porque ele me trouxe que eu tenho de jogar. Vim através dele, mas tenho de me preparar mais ainda para estar em campo. Assim, o terceiro ou quarto reserva vai se sentir importante, porque esse cara pode decidir um campeonato. Além do profissional, ele enxerga o ser humano em si. Muitos treinadores não têm essa linha e é uma coisa muito positiva, que o leva ao sucesso”, afirmou.
Às vésperas da estreia no Campeonato Paulista, o Botafogo corre contra o tempo para desenvolver o entrosamento no time, recheado de novos jogadores. Um desses novatos no clube, Jonathan destacou o empenho do grupo, que fez três jogos-treino na pré-temporada, com duas vitórias e um empate.
“A gente tem um objetivo só, todo mundo está dedicado. Quem permaneceu está com fome de algo maior. Quem está chegando, vem para somar e agregar. O projeto que o Botafogo está implantando é para que possamos ir em busca do objetivo neste ano. O que podemos prometer é muito trabalho e muita entrega. Não temos controle de resultados e outros aspectos em campo a não ser o nosso controle, que é fazer a preparação da melhor forma possível e se dedicar da melhor maneira possível, para conquistarmos o êxito na temporada”, completou.
O Botafogo estreia no Paulistão neste domingo (11), às 17h, no Benitão, em Rio Claro (SP), contra o Velo Clube.
Copinha
O Pantera entra em campo antes do fim de semana, mas com o time sub-20, na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Já classificado com antecedência ao mata-mata e com a liderança do Grupo 11 garantida, o time de Willians Alves encara a vice-líder Tuna Luso-PA, às 13h desta sexta-feira, em Brodowski (SP).
O conjunto ribeirão-pretano venceu os compromissos contra Santa Cruz e Bandeirante de Brodowski, ambos de virada e por 3 a 1. Agora, a tendência é que os principais jogadores sejam preservados para o estágio eliminatório.
Na segunda fase, o Tricolor vai encarar o segundo colocado do Grupo 12, que no momento é o Vasco. Ainda estão na chave Guanabara City-GO, Velo Clube e I9, também de Ribeirão.

