Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Morre o delegado Targino Donizete Osório

Um dos principais nomes da Polícia Civil na região de Ribeirão Preto faleceu após lutar contra um câncer, que foi descoberto em estágio avançado

O delegado Targino tinha quase 40 anos só trabalhando nas DIGs de Ribeirão Preto e região (Foto: Alfredo Risk)

Por: Adalberto Luque –

Morreu na madrugada desta sexta-feira (9) o delegado Targino Donizete Osório. Conhecido carinhosamente por doutor Targino, estava na polícia civil há quase 50 anos, quando ingressou em 1º de junho de 1957 como investigador, cargo que ocupou por 18 anos. Depois de formado em direito, prestou concurso e foi aprovado para delegado, carreira que exerceu por 32 anos.

Atualmente coordenava a Delegacia de Investigações Gerais da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DIG/DEIC) em Ribeirão Preto. Também teve passagens pela DIG de Sertãozinho, entre outras delegacias. Dr. Targino estava prestes a completar 40 anos só trabalhando nas DIGs.

A morte foi confirmada pela filha do delegado, a jornalista e apresentadora do Jornal da Clube/Band Chimene Osório. Dr. Targino havia sido diagnosticado dias atrás com um câncer já em estado avançado. Ele estava internado desde 31 de dezembro.

Dr. Targino tinha 69 anos. Casado, deixa esposa e duas filhas. Natural de Ribeirão Preto, era torcedor do Botafogo e, por muitos anos, foi frequentador assíduo do estádio Santa Cruz. Deixa esposa, três filhas e três netos.

A história

Nascido em 26 de setembro de 1956, começou a trabalhar cedo, com 12 anos. Foi ajudante, office boy, auxiliar de controle de qualidade. Mas não escondia a vocação para a investigação. Ainda jovem, com 19 anos, foi aprovado em concurso público. Tornou-se investigador aos 19 anos,

Passou por diversas delegacias e cidades, mas foi na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão Preto que mostrou a que veio, trabalhando em casos de autoria desconhecida – e esclarecendo a grande maioria deles.

O delegado estava prestes a completar meio século na Polícia Civil (Foto: Alfredo Risk)

Depois de concluir o curso de direito, foi aprovado delegado de Polícia, carreira que exerceu por mais de 32 anos. Em junho completaria 50 anos de Polícia Civil e já começava a pensar na merecida aposentadoria.

Como delegado, ficou por 18 anos à frente da DIG de Sertãozinho e, desde 2023, estava à frente da DIG/DEIC de Ribeirão Preto. Em sua história na Polícia Civil, atuou no esclarecimento de um grande número de casos, muitos de repercussão regional e até nacional.

Recentemente, entre outros casos, Targino conseguiu esclarecer o latrocínio do engenheiro ribeirão-pretano que morava nos Estados Unidos. Ele foi morto quando passava as festas do final de 2023 com a família.

O delegado foi pessoalmente ao Rio de Janeiro prender e trazer um dos envolvidos. O caso foi totalmente esclarecido e os dois acusados pelo latrocínio foram condenados. Além deles, outras pessoas foram condenadas por receptação.

Dr. Targino foi ao Rio de Janeiro com sua equipe em avião da Polícia Civil, para prender um dos suspeitos da morte de Beto Braga, que meses depois foi condenado (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Outro caso recente foi o homicídio do policial militar Dariê Tremura, que fazia coleta de valores de recarga dos cartões do transporte coletivo urbano. Estava com seu enteado quando foram atacados por pelo menos três homens armados.

Tremura morreu após ser atingido. Um dos criminosos se feriu, mas fugiu. Na fuga, trocou de camiseta e deixou a ensanguentada jogada. A equipe do delegado recuperou a peça e, tempos depois, o homem, que era de Londrina (PR) foi preso. Mesmo negando, o exame de DNA feito a partir de amostra de material genético na camiseta, provou que era ele quem estava no dia da troca de tiros.

Vivia a polícia quase que integralmente. E foi responsável por solucionar casos, a princípio, impossíveis de serem solucionados. Mas sempre dava o crédito: “Eu e minha equipe, claro”, disse em entrevista ao Tribuna Ribeirão, em 2023.

Respeitava a tecnologia, mas sabia que era preciso mais para elucidar crimes. “O tirocínio é importantíssimo A tecnologia está aí. Os sistemas estão aí. Para encontrar algo no sistema, você precisa ter tirocínio. Um detalhezinho aqui, outro ali e você chega em alguém. Descobrir autoria, primeiro tem que ter tirocínio, para depois buscar na tecnologia, o que ela te dá. É igual a uma busca no Google. Se você digitar carne seca, vai achar uma variedade de carne seca. Se digitar seca carne, vai aparecer”, disse na entrevista.

Para muitos, foi um dos maiores nomes na história da Polícia Civil na região de Ribeirão Preto. Era considerado “o nome da investigação”.

Mas sempre encontrou tempo para ser marido, pai e avô. E também torcedor apaixonado pelo Botafogo.

Internação

Ao passar por consulta médica, foi diagnosticado um câncer já em estágio avançado. O delegado foi internado para tratamento em 31 de dezembro de 2025. Há alguns dias, precisou ser intubado e sedado. Na madrugada desta sexta-feira, não resistiu.

Morte de delegado causou grande comoção entre policiais civis, jornalistas e na sociedade (Foto: Alfredo Risk)

Assim que sua morte foi informada, dezenas de policiais civis e jornalistas se manifestaram em grupos específicos de aplicativos de mensagens. Nas redes sociais a comoção também foi grande.

A presidente do Sinpol, Fátima Aparecida Silva, que conheceu bem o delegado lamentou a perda do delegado e seu amigo pessoal. “Dr. Targino ensinou muito. Era uma pessoa extremamente educada, respeitosa e atenciosa. Formou gerações de policiais civis”, disse.

O delegado Seccional de Polícia, Sebastião Vicente Picinato, também se manifestou. “Momento muito doloroso. A Polícia está em luto. Deus conforte o coração de todos e que a alma do nosso irmão Targino resplandeça numa das moradas do reino dos céus”, escreveu.

O delegado responsável pela DEIC, José Carvalho de Araújo Júnior, manifestou pesar em nome de todos os policiais civis que integram a divisão especializada. ”

Dr. Targino dedicou praticamente toda a sua vida à Polícia Civil. Neste ano de 2026, completaria 50 anos de serviços prestados à instituição, trajetória marcada pelo profissionalismo, pela experiência e pelo compromisso com a segurança pública. Ao longo de sua carreira, construiu uma história de respeito, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da Polícia Civil e para a formação de diversos policiais. Seu legado permanecerá como referência de dedicação e responsabilidade no exercício da função policial. Neste momento de dor, a Polícia Civil e a DEIC se solidarizam com os familiares, amigos e colegas, expressando sinceras condolências e reconhecimento pela inestimável contribuição deixada pelo Dr. Targino Donizete Osório.”

O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), decretou luto oficial por três dias, pela morte do delegado. Ele justifica dizendo que o delegado deixou marcante legado de empenho, integridade e liderança. “Reconhecido por seu profundo senso de dever, pelo respeito à legalidade e pela atuação incansável em prol da segurança pública, teve trajetória profissional marcada pela dedicação ao aprimoramento institucional e pelo apoio a colegas e à comunidade”, mencionou Silva.

A diretoria da Botafogo Futebol SA lamentou o falecimento de dr. Targino. “Ex-conselheiro do clube e presente em praticamente todos os jogos do Tricolor. A diretoria da Botafogo Futebol SA presta os seus mais sinceros sentimentos de condolências à família e amigos e reza para que todos encontrem forças neste momento para superar essa triste perda”, conclui a nota.

O corpo do delegado será velado na sala Azaleia do Cemitério Parque dos Girassóis, localizado na avenida Afonço Valera, 350 – Recreio das Acácias, zona Leste de Ribeirão Preto. Ele será sepultado no mesmo local, às 16h30.

Postagens relacionadas

Mulher é presa por receptação em depósitos de sucatas

Redação 1

Médico nega violência e chora no depoimento

lucio mendes

Guarda Civil terá a frota renovada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com