Município fará gratuitamente a preparação do local e o plantio; já o morador terá que cuidar da espécie
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, lançou o Click Árvore, programa inédito de arborização urbana. Com o cadastro já disponível, a iniciativa convida os moradores a participarem ativamente da transformação ambiental da cidade, por meio da solicitação gratuita de plantio de árvores em calçadas, de forma planejada, segura e com acompanhamento técnico especializado.
Pelo portal, o cidadão pode solicitar o plantio e indicar a espécie de sua preferência, com base no catálogo disponibilizado pelo programa. Após o envio do pedido, a equipe técnica da Secretaria realiza uma avaliação completa do local, considerando critérios como largura da calçada, presença de fiação elétrica e espaço adequado para o desenvolvimento saudável da árvore.

Árvore: programa de arborização urbana está com cadastro aberto e oferece orientação técnica e plantio gratuito de árvores em calçadas
Todo o processo de preparação do local e o plantio da muda são executados pela prefeitura, garantindo o cumprimento das etapas técnicas necessárias para a correta implantação da arborização urbana.
A escolha da espécie indicada pelo morador passa por análise técnica, que leva em conta as características do espaço, a disponibilidade de mudas no Horto Municipal, atualmente denominado Parque Ecológico e Botânico Ângelo Rinaldi (Pebar), e as condições ideais de crescimento, sempre priorizando a segurança, a harmonia do ambiente urbano e o equilíbrio ambiental.
Após o plantio, a manutenção básica da muda nos primeiros meses passa a ser responsabilidade do morador solicitante, etapa fundamental para assegurar o pleno desenvolvimento da árvore e o sucesso da iniciativa.
“A arborização urbana é um investimento direto em qualidade de vida. Com o Click Árvore, a prefeitura facilita a participação da população e garante planejamento técnico para tornar Ribeirão Preto mais verde, mais fresca e mais sustentável. Plantar uma árvore hoje é cuidar da cidade e das próximas gerações”, destaca o prefeito Ricardo Silva.
O projeto da prefeitura prevê o aumento do plantio de árvore nas calçadas em frente às residências da cidade. Segundo ele, a iniciativa visa aproximar o morador do cuidado com o meio ambiente. O cadastro para participação no programa pode ser realizado de forma simples e rápida pelo link: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/click-arvore/
O relatório do Inventário Amostral da Arborização de Acompanhamento Viário, divulgado em maio de 2022 (www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/meio-ambiente/inventario-amostral), demonstra que apenas 12,7% do perímetro urbano era coberto por vegetação de porte arbustivo ou arbóreo na época. O estudo utilizou imagens de satélite de outubro de 2021. De acordo com o levantamento, a cobertura é desigual em Ribeirão Preto.
A Zona Sul era a mais verde (15,79%), seguida da região Oeste (13,54%), Norte (11,39%) e Leste (11,34%). O Centro tinha apenas 3,58% de sua área arborizada. Dos 58 subsetores urbanos (divisões dentro das zonas, que agregam bairros próximos), apenas três possuía índice de cobertura vegetal superior a 30%: a região do Recreio das Acácias (44,7%) liderava.
Das 26.669 espécies vegetais inventariadas, mais de 20 mil possuíam altura igual ou inferior a seis metros, configurando uma carência de sombreamento nas calçadas. As mais comuns eram oiti, falsa-murta, resedá-anão, ipês de jardim, aceroleira, pitangueira, quaresmeira e limoeiro.
Com o propósito de fortalecer as políticas ambientais, a prefeitura de Ribeirão Preto tem promovido o diálogo com organizações da sociedade civil e demais setores da comunidade. A iniciativa busca soluções eficientes para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e ampliar ações voltadas à preservação e conservação ambiental.

