Tribuna Ribeirão
Geral

Visitante vai ‘batizar’ bichos do zoo


População de Ribeirão Preto votar para escolher os nomes de três araras-azuis, um casal de macaco-aranha-da-cara-preta e um urubu-rei

Bosque e Zoológico Fábio Barreto promove ação para escolha do nome de seis animais; novos integrantes são de espécies ameaçadas de extinção

A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria  Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, promove nesta sexta-feira, 16 de janeiro, ação para escolha dos nomes de seis animais recém-chegados ao Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto.

Duas araras-azuis-grandes, um casal de macaco-aranha-da-cara-preta e um urubu-rei são oriundos do bioma da Floresta Amazônica e viviam no BioParque Vale Amazônia e Cetas da Vale.

Já uma terceira arara-azul macho veio do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de Santa Bárbara D’Oeste. Na primeira quinzena de dezembro de 2025, foram acolhidos em Ribeirão Preto, onde vão ficar de forma definitiva

Casal de macaco-aranha-da-cara-preta também espera por nomes (Divulgação)

A ação faz parte do Plano de Ação Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (PANs), desenvolvido pelo governo federal e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio da com apoio da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A votação para escolha do nome de cada animal vai acontecer de forma presencial, das 13h30 às 16h30, por meio de urnas localizadas em frente ao Centro de Apoio à Educação Ambiental, no Bosque Fábio Barreto, e também através das redes sociais da Secretaria de Meio Ambiente (@secmeioambienterp).

Os visitantes podem optar por um dos nomes previamente sugeridos ou algum de sua própria escolha. O resultado vai ser divulgado neste sábado (17), no perfil do instagram da secretaria. A ação tem como objetivo integrar a comunidade de Ribeirão Preto e os turistas que visitam o Bosque e Zoológico ao acolhimento dos animais e preservação das espécies, formando laços e estimulando a interatividade.

Com 90 anos de história, o Bosque e Zoológico Fábio Barreto reafirma seu compromisso com o meio ambiente, abrigando 648 animais de 129 espécies nativas e exóticas, além de preservar a flora do bioma Mata Atlântica. Recebeu cerca de 320 mil visitantes ao longo de 2025. O expressivo número é resultado da intensificação das ações desenvolvidas ao longo do ano e da ampliação da programação voltada ao público.

O resultado vai ser divulgado neste sábado (17), no perfil do instagram da secretaria.

Ao longo do ano, o Bosque Fábio Barreto também passou a contar com novos atrativos voltados à educação ambiental, como a reabertura da Trilha do Jequitibá, espaço exclusivo para visitação guiada que permite aos visitantes conhecerem um recorte do bioma Mata Atlântica.

Outro importante investimento foi a reforma e ampliação do Meliponário, que passou a abrigar mais de 20 mil abelhas nativas sem ferrão – inclusive em vida livre –, reforçando as ações de conscientização sobre a importância desses polinizadores.

Atualmente, o Bosque e Zoológico Fábio Barreto é um importante promotor da conservação da biodiversidade, com rica flora característica da Mata Atlântica e o cuidado permanente de mais de 600 animais silvestres, entre espécies nativas e exóticas, além daqueles que vivem em vida livre no espaço.

O espaço conta ainda com o Jardim Japonês, onde está localizado o mirante. Conta com um espaço de área verde de 250.880 metros quadrados. Abriga aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás. Também acolhe animais ameaçados de extinção. No local existem várias espécies de primatas.

Ainda abriga felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. Também é sede do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) Morro do São Bento, ligado a Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade.

O Bosque Fábio Barreto abre de quarta-feira a domingo, das nove horas às 16h30. A entrada é gratuita. O zoo não abre às segundas e terças-feiras, a não ser em datas específicas. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.

Serviço

Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto
Endereço: rua Liberdade s/nº, Campos Elíseos
Telefones: (16) 3636-2283 e 3636-2513
Entrada: gratuita
Quando: de quarta-feira a domingo
Horário: das 9 horas às 16h30

VEJA TAMBÉM

Mega-Sena acumula para R$ 41 milhões

Redacao 5

Ribeirão fará censo com 
moradores de rua

Redacao 5


Licitação de novos radares avança

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com