Por: Adalberto Luque
Um homem tentou arrancar um radar de velocidade, na madrugada desta segunda-feira (2). Ele foi filmado praticando o ato de vandalismo na avenida Costa e Silva, na pista bairro-Centro, próximo ao Parque Industrial Tanquinho, na zona Norte da cidade.

A cena foi filmada por outra pessoa que incentiva o ato. O radar fixo faz parte do pacote de 70 equipamentos que serão instalados pela cidade para substituir os radares móveis, medida anunciada no final de janeiro pelo prefeito Ricardo Silva (PSD). Os radares serão instalados no decorrer de 2026.
O radar alvo do vandalismo ainda não está em atividade, estaria passando por testes. Apesar da tentativa, o homem não conseguiu arrancar o radar, mas danificou uma placa de 60 km/h, que indica a velocidade máxima no local.
De acordo com a RP Mobi, não há confirmação de danos estruturais causados ao equipamento. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) como vandalismo e o órgão que fiscaliza o trânsito na cidade estuda medidas cabíveis, de acordo com os procedimentos internos.
A RP Mobi também informou que o radar está desligado, não executando qualquer tipo de fiscalização eletrônica ou aplicação de multas, durante o período de testes. As multas só serão emitidas após a conclusão do processo de instalações e testes.

