Treinador detalha meta imposta durante conversa com elenco do Botafogo
Por Hugo Luque
A uma vitória de retornar ao mata-mata do Campeonato Paulista após três anos, o Botafogo quebrou um jejum que, embora pequeno, incomodava o técnico Claudio Tencati. Na vitória diante do Guarani, no último sábado (7), por 2 a 0, o Pantera levou a melhor pela primeira vez como visitante neste ano.
Foram quatro partidas longe de casa no estadual até aqui. Antes do triunfo, o Tricolor havia acumulado um empate e duas derrotas. Os pontos na estrada, até então, separavam o time da zona de classificação e, para chegar lá, a comissão técnica decidiu impor metas ao elenco.
“Faltava ainda uma vitória fora. Foi lançado o desafio de buscar essa vitória fora, pisar na zona de classificação e conquistar a segunda vitória seguida. Quando você dá uma meta ao atleta e trabalha isso emocionalmente, o jogador cria um fator emocional diferente, com um nível de concentração diferente”, afirmou Tencati.
A condição de visitante foi uma “pedra no sapato” do Botafogo durante a última temporada, o que explica, em partes, o desempenho ruim e a constante luta contra o rebaixamento em 2025. Foram apenas quatro vitórias fora de casa em 25 jogos no ano.
Por isso, Tencati sabe que, se o Pantera quiser viver momentos mais felizes, longe da degola, é imprescindível “roubar” pontos dos rivais nos campos adversários.
“Vir de uma vitória significativa [contra o Palmeiras] como foi, em casa, deu moral ao grupo. Com resultado, é mais fácil de trabalhar no futebol. Foram vários pontos, mas a fala foi essa. Queremos classificar? Então tínhamos de vencer fora, tínhamos de vencer o Guarani. Isso porque sabemos que o Guarani tem o Palmeiras pela frente e também vinha para vencer. Nosso elenco se postou muito bem, foi muito organizado, consciente do que tinha de fazer e mereceu a vitória”, elogiou.
O próximo compromisso do Tricolor é contra o Capivariano, domingo, às 20h30, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. Uma vitória coloca o conjunto ribeirão-pretano nas quartas de final e o clube lançou uma promoção para tentar encher o campo: torcedor com a camisa botafoguense paga meia-entrada – as inteiras variam entre R$ 40 e R$ 80. Já os sócios-torcedores têm direito a um ingresso adicional para o setor do plano assinado.

