Por Hugo Luque
O Comercial inicia oficialmente uma nova era na temporada neste sábado (14), às 16h, contra o Grêmio São-Carlense, no Luisão. Com um novo técnico, o Leão do Norte busca sua primeira vitória na Série A4 do Campeonato Paulista para se afastar da zona de rebaixamento.
O duelo, válido pela quarta rodada do estadual, marca a estreia de Raphael Pereira no comando alvinegro. Atual bicampeão da divisão, o profissional de 46 anos foi anunciado na última quinta-feira, cerca de uma hora após a demissão de Roberval Davino, se apresentou na sexta e já estreia neste sábado. O objetivo inicial é claro: recuperar o time, que ainda não venceu na A4.
“Muito feliz de ter a oportunidade de representar essa camisa. Em relação ao elenco, já vi alguns jogos da Série A4 e já conversei com a comissão sobre algumas situações. Vou fazer uma análise dos jogadores, do elenco todo, para ver o que está acontecendo. É um grupo bom, forte, mas temos de ver se é questão de confiança e vamos abordar todos os assuntos para recuperarmos os jogadores, porque tenho certeza de que há potencial. O grupo é bom. O Comercial vem de uma boa campanha na Copa Paulista e teve reforços. Tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho”, afirmou Pereira na primeira coletiva como treinador comercialino.
O Bafo é apenas o 14º colocado na tabela. Ainda sem vencer em 2026, a equipe soma um ponto em três rodadas e está na beira da zona de rebaixamento. Depois da estreia com empate em 1 a 1 com o Ecus, o Leão foi derrotado por Penapolense (2 a 1) e Taquaritinga (1 a 0).
Do outro lado, o São-Carlense entra em campo com moral após um bom início de campeonato. Na terceira posição, o Lobo da Central soma sete pontos e está invicto. Foram triunfos sobre Araçatuba e Nacional, além de um empate com o Ecus.
Desde a refundação do rival de São Carlos, em 2016, foram apenas dois encontros entre as equipes, ambos pela Segunda Divisão do Paulista de 2018 (a popular “Bezinha”). Fora de casa, o Comercial goleou por 5 a 0. Já em Ribeirão, o 0 a 0 não saiu do placar naquela temporada.
Desfalques na última rodada, o meia João Pigozzo e o atacante Paulo Victor são dúvidas. Um provável time titular tem: Jeferson; Wellington Petuba, Lucas Lima, Cristhian Gabriel (Vytão) e Alex Silvério; Felipe Mian, Vinicius, Samuel Ferreira (Fofão) e Marcos Muzzi (João Pigozzo); Mikael (Elyson) e Gustavo França.

