Rosemary Conceição dos Santos*
De acordo com especialistas, Harold Alvarado Tenório (1945 – ) é um poeta colombiano que atribui aos seus mestres seu gosto pela leitura, incentivado, segundo o mesmo, enquanto ele aprendia a ler, escrever, somar e subtrair. Mais tarde, entretanto, por contradizer doutrinas católicas e por suas opiniões políticas dissidentes, o autor afirma ter sido expulso dos bancos escolares. Viajando para Bogotá, ali conheceu figuras proeminentes do cenário cultural da cidade, lendo, na Biblioteca Luis Ángel Arango, textos de Borges, Sartre e Camus, autores que admirava desde a juventude. Concluído o ensino médio, Tenório viajou para o México e matriculou-se em uma escola de teatro até receber a notícia de sua admissão na Universidade do Valle (Cali, Colômbia) para cursar Letras. Data deste período seu convívio com colegas que mais tarde se tornariam romancistas, poetas, guerrilheiros e políticos.
Em 1970, já formado, o autor seguiu para Berlim, ali trabalhando e convivendo com indivíduos marginalizados e rebeldes até conseguir validar seu diploma de bacharel e atuar como professor de Literatura Latino-Americana, além de colaborar com os jornais El Tiempo e El País. Entre 1980 e 1992, publicou livros como “Poesia Espanhola Contemporânea” (1980), “Cavafy” (1984), “O Livro do Estrangeiro” (1985), “Uma Geração Desencantada” (1985), “A Indignação dos Anos” (1986), “Espelho das Máscaras” (1987), “A Poesia de T.S. Eliot” (1988) e “Poemas de Amor Chineses” (1992). Em 1993, recebeu o Prêmio de Excelência Acadêmica da Universidade Nacional da Colômbia, vindo a publicar outros livros, incluindo “Ensaios” (1994), “Literaturas Latino-Americanas” (1995), “Trinta Poemas”, “Summa do Corpo” “Fragmentos” e Espólios”; os três últimos em 2002.
Convidado para proferir leituras de seus poemas em universidades e centros culturais na Argentina, Brasil, China, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, México, República Dominicana e Venezuela, teve sua obra publicada em inglês, francês, italiano, grego, alemão e português. Atualmente, Harold Alvarado Tenorio dirige e edita a revista online e impressa “Arquitrave” e seu nome é uma referência fundamental na poesia venezuelana.
Um poema?
MMC
Eu olho para o seu rosto.
Imagino que teríamos sido felizes.
Se eu fosse jovem como você, sem passado,
sem as convicções que adquirimos ao longo do tempo.
Eu olho para o seu rosto.
E eu confirmo.
Nada mais faz sentido:
Sua beleza deveria ser o sal da minha vida todos os dias.
Sua juventude me faria viver mais vinte anos.
Eu olho para o seu rosto.
E eu me pergunto:
Quem estabeleceu essa separação rotineira por idade?
Quem é fiel como o ferro inflexível?
Quem nos roubou a realidade?
E isso só nos deixou com desejo?
Professora Universitária*





