Tribuna Ribeirão
Cultura

O concerto de Natal da Alma

A Academia Livre de Música e Artes (Alma) mantém a tra­dição e aproveita esta época do ano, cheia de magia, luz, emo­ção e esperança, para apresentar o concerto “Alma de Natal – O Tannembaum”. O evento será na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, às 20 horas, no The­atro Pedro II, em Ribeirão Preto. O espetáculo, que neste ano leva o nome da tradicional canção alemã, conta com cenário envol­vente e contagiante.

Estarão no palco do Pedro II os alunos da Orquestra Jovem Acadêmica e do Coro Jovem Acadêmico, além de solistas de canto e dança. A Alma levará ao palco toda a magia das tradicio­nais canções natalinas ambien­tadas e estilizadas para provocar as melhores surpresas. De acor­do com Lucas Galon, diretor artístico-pedagógico da Alma, o concerto de Natal é o encerra­mento de um ciclo pedagógico que demonstra o crescimento do projeto e a evolução dos alunos.

“O concerto de Natal é um dos poucos que vão além do interesse pedagógico, com uma tradição de ser sempre temáti­co, com temas transversais. Neste sentido, o ‘Alma de Natal’ é um concerto de celebração, a fim de inserir os alunos em um espetáculo de final de ano”, ex­plica Galon.

O repertório prevê a execu­ção de “O Tannembaum” (anô­nimo), “Fada Açucarada” – do balé “O Quebra-Nozes”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) -, “White Christmas” (Irving Berlin, 1888-1989), “Hallelujah” (Leonard Cohen, 1934-2016), “Valsa for Childrens” (popular), “Gesu Bambino” (Lucio Dalla, 1943-2012), “We wish you a Mary Christmas” (canção popu­lar inglesa), “Noite Feliz” (padre Joseph Mohr, 1792-1848, e Franz Xaver Gruber, 1787-1863), entre outros.

“Este foi um ano desafiador para a cultura e para os demais setores da sociedade, mas sobretu­do para a cultura, que resiliente, se reinventa para seguir transforman­do a sociedade. O que veremos no concerto, é superação e muito es­forço, resultado de um processo de aprendizado que só é possível com um trabalho em equipe, não só do corpo diretivo da Academia, como da união de pais, professores, fun­cionários, empresas parceiras e das estrelas deste concerto, os alunos”, ressalta Dulce Neves, presidente da Alma.

“O Tannembaum”, que inti­tula o concerto “Alma de Natal” de 2017, traz um pouco da cul­tura e do folclore alemão, enalte­cendo a força e o vigor do pinhei­ro, árvore símbolo da data mais importante para os cristãos, em que o verde de suas folhas estão constantemente radiantes.

Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 – meia-entrada para es­tudantes e professores de escolas públicas e particulares (median­te apresentação de documento como carteirinha da instituição, boleto de mensalidade ou hole­rite), aposentados (com docu­mento específico) e idosos aci­ma de 60 anos (com cédula de identidade, o RG) – para todos os setores (plateia, frisa, galeria, balcão nobre e balcão simples). Estão à venda no guichê do Theatro Pedro II, na rua Álva­res Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto.

O espaço tem capacidade para receber 1.588 pessoas, mas parte foi interditada no ano pas­sado pelo Corpo de Bombeiros por causa da altura do parapeito – hoje aceita até 1.300 especta­dores. O telefone para mais in­formações é (16) 3977-8111. O concerto tem restrição para me­nores de 12 anos devido ao ho­rário, segundo a Fundação Dom Pedro II. O espetáculo será apre­sentado na Igreja Matriz de São Joaquim da Barra (praça Sete de Setembro) na quinta-feira, 7 de dezembro, às 20 horas, com en­trada franca.

O concerto “Alma de Natal – O Tannembaum” é uma reali­zação da Academia Livre de Mú­sica e Artes, por meio do Progra­ma de Ação Cultural (ProAC), Secretaria de Estado da Cultura via renúncia fiscal de ICMS, pa­trocinado pelas empresas Usina Alta Mogiana, Ambient, Santa Helena, Cultura Inglesa, Gas Brasiliano, Tonin Superatacado, Madeiranit, Interunion, Usina Vertente e Tereos. A Alma con­ta com apoio da prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Se­cretaria Municipal da Cultura e Fundação Dom Pedro II.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Exposição transforma sonhos em experiências

Redação

Tarocco apresenta “Planeta Permitido”

thais portella

Maria Fernanda Maglio 
participa de bate-papo

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade