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A nova frota de ônibus de RP

Uma comitiva da prefeitu­ra de Ribeirão Preto esteve na manhã desta quarta-feira, 26 de julho, em Botucatu, no interior paulista, para visitar uma das fábricas responsáveis por par­te da nova frota de ônibus do transporte coletivo urbano da cidade. Cerca de 150 veículos serão entregues pela Caio In­duscar e deverão chegar ao mu­nicípio até o final de 2024.

Nesta quinta-feira (27), a mesma comitiva segue para São Mateus, no Espírito Santo, para vistoriar os outros veículos que estão sendo produzidos para Ribeirão Preto. A unidade será responsável pelos demais 150 veículos. Nesta quarta-feira, em postagem nas redes sociais direto do Hospital Unimed, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disse que alguns ônibus devem começar a rodar já na segunda-feira, 31 de julho.

Nesta data vence o prazo estipulado para entrega da pri­meira remessa. Em 4 de feve­reiro deste ano, o presidente do Consórcio PróUrbano – grupo concessionário do transporte coletivo urbano de Ribeirão Pre­to, formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%) e que opera 119 linhas com 352 ôni­bus na cidade –, Roque Felício, confirmou que o grupo investi­ria R$ 40 milhões em 50 novos veículos até julho deste ano.

Cada unidade deve custar R$ 800 mil. Em 2023, serão entregues 155 ônibus zero quilômetro com ar-condicio­nado, preferencialmente sus­pensão pneumática, uma ca­traca, wi-fi e porta de conexão para carregamento de apa­relho celular para a primeira etapa de implantação.

O investimento previsto é de R$ 124 milhões neste ano. Deste total, 31 são miniônibus e 124 são básicos. A prefeitura diz que o prazo para entrega é “preferencialmente em julho de 2023 e obrigatoriamente até 31 de outubro”. O PróUrbano terá de comprar e disponibilizar 54 ônibus padrons. A segunda e última etapa termina em 2024, com mais 150 veículos.

Serão 305 novos veículos no total, até o final do ano que vem. Se o preço dos ônibus – mes­mo modelo usado em Macapá, a “Capital Morena” do Ama­pá – não sofrer reajuste até lá, o montante investido será de R$ 244 milhões, com mais R$ 120 milhões em 2024 para a compra de 150 unidades.

Conforme exigido pelo pre­feito Duarte Nogueira, em re­cuperação de uma cirurgia para retirada do apêndice, os novos ônibus que estão sendo produzi­dos em Botucatu são totalmente acessíveis, com elevadores auto­máticos, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirantes e pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia.

Itens de tecnologia embar­cada como tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e sistema wi-fi, compõem os novos ônibus. Também con­tam com sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica dos veículos, garantindo uma via­gem segura aos passageiros.

Os itinerários são mostrados em led e foram posicionados em pontos estratégicos da carroce­ria, para facilitar a visualiza­ção das linhas. “Implantamos 56 quilômetros de corredores de ônibus, quase 700 quilômetros de asfalto novo na cidade e agora complementaremos com a nova frota, zero quilômetro, com todo conforto e segurança para a po­pulação. A nova frota começa a chegar na próxima semana e será substituída completamente até o final de 2024”, informa.

O CEO e vice-presidente comercial da empresa, Mau­rício Cunha, afirmou que os novos ônibus proporcionarão conforto e modernidade aos usuários do transporte público do município. “A população de Ribeirão Preto irá receber o que há de mais moderno em transporte coletivo. O modelo escolhido para compor a frota da cidade, agrega qualidade, solidez estrutural, tecnologia segurança e conforto”, pontua.

A renovação da frota faz parte do acordo assinado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e o Consórcio PróUrbano no âm­bito do contrato de concessão, que permitiu repasse de R$ 70 milhões para o grupo concessio­nário com o objetivo de mitigar o impacto da pandemia de coro­navírus nos cofres das empresas.

Além disso, em junho a pre­feitura começou oficialmente a subsidiar o déficit do transpor­te coletivo urbano. No dia 8 do mês passado, a administração Duarte Nogueira fez o primei­ro repasse para o Consórcio PróUrbano. O subsídio será de R$ 2,09 por passageiro transpor­tado – número de vezes em que a catraca rodar. A tarifa de ôni­bus custa R$ 5,00 atualmente, mas subiria para R$ 7,09 sem o socorro do município.

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