Tribuna Ribeirão
Geral

A suposta valsa de Dom Pedro I

Ana Cristina Campos
Agência Brasil

A peça intitulada “Valse”, de 1819, consta do volume manuscrito 7703 da Biblio­teca Nacional da França, em Paris. Nele, encontram-se peças para piano de autoria do compositor austríaco Si­gismund Neukomm (1778- 1758), escritas no Rio de Ja­neiro, e por ele autografadas. Neukomm foi o único músi­co a integrar a Missão Artís­tica Francesa no Brasil, onde escreveu 70 obras.

Mestre de música de Dom Pedro I (1798-1834), entre os anos de 1816 e 1821, deve-se a Neukomm a menção, em seu catálogo, de que elaborou ar­ranjos para orquestra a partir de “seis valsas de D. Pedro”. Até hoje, estas composições não foram localizadas, nem os arranjos de Neukomm.

Porém, dentre as 25 pe­ças do volume manuscrito que se encontra na Biblioteca Nacional da França, a “Valse” é a única que não traz a as­sinatura de Neukomm e que não foi mencionada em seu catálogo, o que aponta para a possibilidade de tratar-se de uma das peças de autoria de Dom Pedro I, ainda não encontradas, segundo a mu­sicista Rosana Lanzelotte.

Avaliação
Além disso, os elementos compositivos de “Valse” são claramente distintos daque­les característicos do músico austríaco e, por sua vez, po­dem ser avaliados como pró­ximos de outras peças do en­tão príncipe. Se confirmada, a descoberta pode represen­tar um acontecimento histó­rico para a música brasileira, na avaliação de Rosana.

Ela está finalizando um livro sobre Dom Pedro com­positor que deve ser lança­do no segundo semestre. “A única forma de comprovar seria se encontrássemos o manuscrito de Dom Pedro, que já se procurou. Estive em contato com vários musi­cólogos que estão de acordo que estilisticamente essa val­sa é mais próxima da lingua­gem composicional de Dom Pedro do que do Neukomm”, disse Rosana.

Dom Pedro assinou o Hino da Independência, o Hino Constitucional que foi o hino português entre 1834 e 1910, e obras sacras preservadas no arquivo da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, mas não uma valsa, segundo a musicista Rosana Lanzelotte.

Musica Brasilis
Criado em 2009, o portal Musica Brasilis tem como missão o resgate e difusão de repertórios brasileiros de todos os tempos, em grande parte inacessíveis por falta de edições. O acervo – cons­tituído por mais de 2.500 partituras de compositores brasileiros – é mensalmente consultado por 45 mil usuá­rios de todo o mundo.

Postagens relacionadas

Relator vota pela rejeição da denúncia contra Temer

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Larga Brasa

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com