Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Acirp completa 120  anos de luta 

Acirp foi criada em 1904, no auge do ciclo do café e, ao longo dos anos, atraiu lideranças entre empresários que fizeram a diferença e ajudaram no progresso de Ribeirão Preto 

Palácio do Comércio e Indústria completa 70 anos ( Divulgação Acirp )
Sandra Brandani, presidente da Acirp: “Somos cerca de cinco mil sócios validando interesses comuns e a importância do associativismo” 

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) completa nesta quinta-feira, 8 de agosto, 120 anos desde de fundação. O marco histórico tem sido celebrado pela instituição com uma vasta programação cultural, educativa e institucional ao longo do ano.  
 
Na data de aniversário da Acirp também são comemorados os 70 anos do Palácio do Comércio e Indústria, edifício histórico de visão modernista construído e inaugurado pela entidade na Era Getúlio Vargas o local até hoje é sede Central da associação e uma referência em preservação de patrimônio arquitetônico de Ribeirão Preto.   
 
A instituição foi criada em 1904, no auge do ciclo do café e, ao longo dos anos, atraiu lideranças entre empresários que fizeram a diferença e ajudaram no progresso de Ribeirão Preto. “É com grande satisfação que chegamos a este momento como uma entidade atualizada, conectada com as demandas do nosso tempo, sendo capaz de ajudar empresas de todos os portes e a comunidade”, destaca Sandra Brandani, presidente da Acirp.  
 
Para a presidente, isso só foi possível por conta da força institucional coletiva nestes anos todos. “Somos cerca de cinco mil sócios validando interesses comuns e a importância do associativismo. É o que nos permite oferecer serviços essenciais para as empresas e empreendedores com segurança e também ações educativas e de networking, muitas delas gratuitas, para acolher do MEI ao grande empresário”, afirma.  
 
Palácio – A ideia de um prédio de representatividade para os empresários de Ribeirão e região surgiu em 1938 e levou 16 anos para se tornar realidade. À época, a Acirp contava com 500 associados (hoje são mais de cinco mil), arrecadando o suficiente apenas para manter o expediente com meia dúzia de funcionários (atualmente a associação conta com 90 colaboradores diretos).  
 
De linhas modernistas, o empreendimento foi projetado por Armindo Paioni e construído por Carlos Zamboni, ambos engenheiros. A comissão de empresários responsável pela construção era formada por Walter Barillari, Amin Calil, Antonio Agnello Serra, Baudilio Biagi e Jorge Aury Netto.  
 
A saga da sede própria começou com a aquisição pela Acirp de uma casa com varanda de propriedade da Cúria Metropolitana. No local, considerado o metro quadrado mais caro da cidade, funcionava o bispado de Ribeirão Preto.  s empresários arrecadaram 330 mil cruzeiros reais com doações registradas no livro de ouro do projeto, mas o valor final da construção chegava a 8 milhões de cruzeiros reais (algo próximo a R$ 2,9 milhões de reais nos dias de hoje).  
 
A Associação Comercial e Industrial, então, aguardou um financiamento da Caixa Econômica Federal por dois anos e ainda assim não recebeu valor suficiente. Foi preciso entrar em contato diretamente com o Ministério da Fazenda do governo Vargas para que o projeto fosse finalmente viabilizado e concretizado.  
 
Acirp 120 anosA Acirp é uma legítima representante do setor produtivo, que apoia a formulação de políticas públicas e acompanha temas relevantes para os setores de comércio, indústria e serviços, bem como para a comunidade. A instituição foi fundada em 1904 e sua história se confunde com o desenvolvimento de Ribeirão Preto. 
 
É uma das instituições do gênero mais importantes no Estado de São Paulo, colocando em prática a força do associativismo ao atender mais de cinco mil empresas de todos os portes, para as quais oferta uma série de soluções, como cursos e treinamentos, inteligência de crédito, planos de saúde e benefícios, certificação digital e orientação jurídica, entre outras facilidades.    
 
Distritais Hoje, além da sede (Palácio da Indústria e Comércio), a entidade organiza-se em seis distritais (Centro, Norte, Leste, Sul, Oeste e Sudoeste). Cada uma representando as principais regiões empresariais de Ribeirão Preto. Além disso, abriga a companhia de crédito Sicoob Cooperac, sempre aberta aos empresários interessados em menores taxas e condições mais favoráveis de crédito, bem como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC). 
 
Eventos comemorativos – O “Acirp para Todos”, lema da atual gestão da entidade, tem sido o guia da programação dos 120 anos, que estabeleceu uma agenda inclusiva e voltada a empresários de todos os portes e com os mais diversos objetivos. Também busca celebrar a comunidade e o município, cujas demandas e história se confundem com os da própria Acirp 
 
A próxima atividade é o evento festivo de gala que acontece no Espaço Multiplan Hall, no RibeirãoShopping, no dia 15. Com presença confirmada de cerca de 500 convidados, entre empresários, autoridades, lideranças e outras entidades, o encontro marca a etapa de agradecimento e homenagens àqueles que construíram essa trajetória.  
 
Haverá na data exposição e lançamento de itens colecionáveis e de um livro inédito sobre a Acirp, bem como uma breve apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, projeto cultural também centenário apoiado pela associação.  
 
Ações de marketing vem ainda marcando o momento, com destaque para a campanha Colecionando Histórias, que presenteia consumidores do comércio local com copos exclusivos nas principais datas comerciais do ano, ilustrados com prédios históricos pelo artista ribeirão-pretano Renato Andrade. 
 
Ele também é autor do selo comemorativo dos 120 anos. Os brindes foram entregues no Dia das Mães (imagem do Theatro Pedro II); Dia dos Namorados (Catedral Metropolitana) e Dia dos Pais (em curso até dia 11, com Mercado Municipal). O último, como o Palácio do Comércio e Indústria, pode ser resgatado no ciclo de compras do Natal.  
 
Entre as ações desempenhadas este ano pela Acirp estão palestras gratuitas focadas em negócios, melhoria de estrutura de serviços da entidade por meio do lançamento de uma nova plataforma digital e a inauguração de seu estúdio de mídia batizado em homenagem ao empresário J.I. Pizzani, do Sistema Clube de Comunicação, que faleceu em 2020.  
 
Traz ainda o o projeto “Requalifica Centro” e o “arraia” inédito da Acirp em plena praça Carlos Gomes, que atraiu cerca de 4,5 mil pessoas e deve ser agregado ao calendário anual da entidade, além do Natal Luz, promovido e financiado pela Acirp há 22 anos, que também terá uma edição especial em 2024.  
 

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Claro

Redação 1

Defesa de Bolsonaro quer adiar depoimento à PF

William Teodoro

PUBLICIDADE: Oportunidade Clínica CEOSP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com