Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Adalberto planeja CT, time de futebol feminino e novo projeto para base do Botafogo 

Presidente do Conselho da SA se espelha em cases de sucesso no interior, como Novorizontino 

Adalberto Baptista quer Botafogo focado na base para colher frutos no futuro (Raul ramos)

O presidente do Conselho Administrativo da Botafogo SA, Adalberto Baptista, revelou ter planos para melhorar as categorias de base do clube, além de projetar a criação de um time de futebol feminino do Pantera. Para receber e fortalecer essas duas frentes, o dirigente quer construir um novo centro de treinamento em Cravinhos, na região de Ribeirão Preto. 

Inicialmente, outro município vizinho, Serrana, receberia o Tricolor, que passaria a tomar conta de toda a área do Estádio Municipal Luiz Antonio de Mattos, incluindo fora do gramado. Todavia, as eleições municipais mudaram o caminho botafoguense, e visitas já foram feitas a Cravinhos. 

“Uma das partes seria doada pela prefeitura [de Serrana] para o Botafogo fazer os alojamentos e até ampliar o estádio, outra área seria cedida por 40 anos e renovado por mais 40.” 

“[A base] é onde vamos investir energia e dinheiro, porque pela escalada dos salários, temos de ter uma base forte ou está fadado a não ter sucesso (…) [O CT] era algo que em seis meses poderia estar 80% finalizado e em pleno uso. Agora, é algo que vai demandar tempo, mas vai acontecer. Tenho certeza que a torcida vai ficar orgulhosa do projeto de base e futebol feminino que vamos fazer para o Botafogo.” 

Uma das principais cobranças recentes da torcida tricolor tem sido a disparidade dentro de campo do time ribeirão-pretano para outros adversários do interior, sediados em cidades menores, como Mirassol e Novorizontino. O Leão garantiu vaga na Série A do Brasileiro do ano que vem, enquanto o Tigre “bateu na trave” em busco do acesso à elite nacional pelo segundo ano consecutivo. 

Com o Botafogo localizado em uma das cidades mais importantes do interior brasileiro, Adalberto Baptista se espelha nos adversários para que, em pouco tempo, seja a vez do Pantera de comemorar uma grande conquista novamente. 

Segundo ele, tudo começa pela base. Afinal, na última década, a dupla da região de São José do Rio Preto se destacou por revelar bons jogadores e investir em estrutura. Formado em parte no Mirassol, Luiz Araújo, ex-São Paulo e atualmente no Flamengo, rendeu uma bolada à equipe amarela quando foi vendido para a Europa. O dinheiro foi reinvestido, justamente, na construção de um moderno CT, a “menina dos olhos” do clube, com quatro campos. 

“Temos de ter uma grande inveja boa, porque inveja ruim é maléfica, dos investimentos feitos na categoria de base. É isso que temos de espelhar e é só isso que falta (…) Eles fizeram investimento na base que realmente está gerando frutos. Eu achei, sinceramente, que a folha do Novorizontino fosse maior que a nossa. Mas não é, porque eles têm três, quatro jogadores da base performando muito bem e diminuem o total da folha, a média fica menor. Não tenho dúvidas que isso temos de espelhar e tentar fazer igual ou melhor que eles para o sucesso”, completou. 

Apesar de desejar investir na juventude, o elenco atual do Botafogo caminha para um sentido oposto. Os oito reforços anunciados até o momento têm, em média, mais de 30 anos de idade. O clube ainda deve anunciar mais reforços antes do início do Campeonato Paulista, em 15 de janeiro, fora de casa, contra o Guarani. 

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Pantera estreia no próximo dia 3, às 15h15, contra o Azuriz-PR. Bandeirante de Brodowski e Tuna Luso-PA também compõem o Grupo 6. 

 

 

 

Postagens relacionadas

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões

Redação 2

Com recordes, atletas obtêm índice para Mundial de natação paralímpica

William Teodoro

Iron Maiden confirma apresentação em Ribeirão Preto

Redação 8

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade