Tribuna Ribeirão
Cultura

Adevirp recebe o ‘Tocando a Vida’

O projeto “Tocando a Vida”, da Orquestra Sinfônica de Ri­beirão Preto (Osrp), realiza nes­ta terça-feira, 27 de março, às nove horas, uma apresentação especial na Associação dos Defi­cientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp). A ação ainda conta­rá com a presença do Coro de Câmara para abrilhantar, ainda mais, a primeira de uma série de apresentações do projeto social que vem promovendo inclusão musical na cidade.

O concerto apresentará ao público “A paixão segundo João”, do compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750) e contará com os solistas Wladimir Carvalho (barítono), Alan Faria (tenor), Fe­lipe Rissati (contratenor) e Patricia Cari (soprano). “Essa apresentação foi preparada com muito carinho e que com certeza vai valorizar muito o trabalho que vem sendo desenvolvido no projeto”, comenta a coordenadora geral a iniciativa, Tereza Cristina Mode Angeloti.

Música e cidadania – O “Tocando a Vida” oferece aulas gratuitas de canto e instrumen­tos musicais, com a proposta de transformar as vidas de crianças e jovens que moram em regiões me­nos favorecidas de Ribeirão Preto. O projeto é realizado pela Orques­tra Sinfônica e atualmente atende cerca de 500 alunos com aulas de canto coral, flauta doce, violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

As turmas estão em duas es­colas municipais, a Emef Nelson Machado, no bairro Maria Casa­grande Lopes, e a Emef Honorato de Lucca, no Jardim Salgado Filho I. Na sede da Osrp, no centro da cidade, acontecem as aulas e ativi­dades do Coro de Câmara. Segun­do a coordenadora pedagógica do projeto, Gisele Laura Haddad, quando a criança passa a ter vivên­cia com a música é possível notar a mudança em sua forma de se rela­cionar com o mundo.

“Colhendo relatos dos pro­fessores é nítido que a música transforma a vida dessas crian­ças e valoriza a convivência delas no ambiente escolar. Elas melhoram a autoestima, se des­tacam, e têm uma qualidade de vida superior, pois ocupam o tempo com algo que lhe traz aprendizado e prazer”, destaca.

Abrangência – A ação priori­za o atendimento de crianças ma­triculadas na própria escola onde acontecem as aulas, porém, existe a possibilidade de os funcioná­rios da instituição, pais de alunos e outras pessoas da comunidade participarem. É necessário apenas verificar a disponibilidade de vagas junto à secretaria.

O “Tocando a Vida” é um projeto de grande alcance social mantido pela iniciativa privada por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo de São Paulo, que permite a desti­nação de parte do Impostos so­bre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido para projetos socioculturais. Acesse www.sinfonicaderibeirao.org.br e veja como apoiar. A Adevirp fica na avenida Leais Paulista nº 706, Jardim Irajá, Zona Sul.

Postagens relacionadas

Carmen Cagno – Quem conhece o Museu da Cana?

Redação

Programação de Férias do Museu Casa de Portinari chega com tudo no mês de julho

William Teodoro

Bienal terá show de Ligiana Costa

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com