Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Alunos terão aulas extras em 2021

FL PITON/ARQUIVO

A prefeitura de Ribeirão Preto decidiu que as aulas presenciais na rede muni­cipal de ensino só voltarão em 2021 por causa da pan­demia do novo coronaví­rus (covid-19). O decreto nº 251/2020 com esta medida foi publicado no Diário Ofi­cial do Município (DOM) de sexta-feira, 9 de outubro, depois do anúncio feito pelo secretário municipal da Edu­cação, Felipe Elias Miguel.

Para compensar, estes estudantes terão atividades extraturno no próximo ano letivo. Na rede municipal de Ribeirão Preto, no início des­te ano, 46.921 alunos– 22.696 do ensino infantil e 24.225 do fundamental – estavam ma­triculados. São 108 escolas – há unidades em construção –, das quais 75 unidades de educação infantil e 33 de en­sino fundamental.

A informação foi divulga­da pela Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a pasta, as atividades comple­mentares poderão ser realiza­das dentro e fora das escolas, com visitas a espaços culturais e de lazer como museus e par­ques, além de trabalhos em la­boratórios de informática. Ca­berá a cada unidade atualizar seus projetos pedagógicos para se adequar a essa compensação de conteúdo equivalente a 800 horas perdidas.

O cronograma de matrí­culas também foi antecipado para os estudantes do ensi­no fundamental na cidade e irá até 30 de outubro, com prioridade para alunos já ca­dastrados na rede. O decreto publicado no DOM estabele­ce critérios e um cronograma para matrículas antecipadas no ensino fundamental das redes municipal e estadual.

Segundo a secretaria, o preenchimento das vagas dará prioridade a alunos já matricu­lados. Além do preenchimento da ficha cadastral, será preciso atualizar o endereço do aluno, apresentar certidão de nasci­mento ou Regist Geral (RG, a cédula de identidade), com­provante de residência, dados pessoais e contatos do respon­sável e notificar se o estudante tem interesse em aderir ao en­sino integral.

A decisão de suspender as aulas até o final deste ano foi tomada com base em orienta­ções do Comitê Intersetorial para Enfretamento da Co­vid-19 e no resultado de duas pesquisas feitas com pais e responsáveis por alunos. Dos 10.385 ouvidos, 82% se ma­nifestaram contra o retor­no imediato, 8.885 pessoas, enquanto 1.950 concordam com a volta (18%).

Até o final deste ano, as escolas da rede municipal de ensino deverão manter aulas e atividades de forma remota, conforme diretriz estabelecida pela Secreta­ria Municipal da Educação. Elias Miguel também infor­mou que 700 estudantes da educação especial são atendi­dos diariamente por profes­sores em parceria com os de centros especializados.

Entre eles estão a Associa­ção dos Deficientes Visuais (Adevirp) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcio­nais (Apae-RP). Além do ma­terial didático para o ciclo de atividades, os estudantes vão receber 47 mil kits com ali­mentos contendo arroz, feijão, macarrão, óleo, fubá, leite e atum. Dez toneladas de carnes também serão distribuídas às famílias em situação de vulne­rabilidade social.

Postagens relacionadas

Bolsa Família: repasse para RP sobe 2,28%  

Redação 2

Nova UBS – Executivo pode comprar imóvel

William Teodoro

TRE paulista recebe mais de 1.700 ações 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com