Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

App do HC mira 750 mil pessoas

JF PIMENTA/ESPECIAL PARA O TRIBUNA

O Hospital das Clínicas da Fa­culdade de Medicina de Ribeirão Preto – ligada à Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP) – investiu no desenvolvimento de um aplicativo para seus pacientes ou responsáveis. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira, 31 de julho, e estará disponível a partir desta quinta-feira, 1º de agosto. O “Nosso HC Ribeirão” abre um novo canal de comunicação entre a instituição e o paciente.

Desenvolvido durante quatro meses pela equipe de informáti­ca e tecnologia da informação do Hospital das Clínicas, o app pos­sibilitará que pacientes cadastra­dos no complexo formado pelo HC, Hospital Estadual de Ri­beirão Preto, Hospital Estadual de Américo Brasiliense e Hos­pital Estadual de Serrana possam acessar seus prontuários médicos, consultas e exames, além de rea­gendarem consultas quando não puderem comparecer.

Porém, o hospital informa que o aplicativo “Nosso HC Ribeirão” pode ser baixado nas lojas do Google Play ou Apple Store. No entanto, esclarece que não será permitida mudança cadastral pelo aplicativo. Qualquer alteração no cadastro, como estado civil, en­dereço ou nome, deverá ser feita diretamente no HC pelo próprio paciente ou seu responsável legal.

O HC é responsável por mais de cinco mil atendimentos diários entre consultas e exames. Embora possua um sistema próprio que avisa aos pacientes sobre a agenda, o índice de faltas a consultas ain­da é alto e gira em torno de 18%. Agora, com o serviço do app que alertará as pessoas sobre os dias de consultas, horários e locais, o nú­mero de ausências tende a cair.

De acordo com o superinten­dente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Benedito Carlos Maciel, com o novo equipamen­to a instituição dá um importante passo para a melhoria do atendi­mento e para aproximá-la ainda mais dos seus pacientes. “A próxi­ma etapa do projeto será disponi­bilizar o aplicativo para que nossos profissionais médicos possam utilizá-lo como mais um equipa­mento de trabalho”, afirma.

Atualmente o Complexo HC possui cerca de 1,5 milhão de usuários credenciados, dos quais cerca de 750 mil possuem celula­res cadastrados e agora já podem usufruir do novo serviço. Quando o paciente necessitar de consulta em caso de urgência, por exemplo, em uma unidade de saúde do mu­nicípio, o app dará informações seguras sobre diagnósticos, exa­mes e medicamentos que utiliza.

Assim, o médico que atender a pessoa, em qualquer lugar, terá todas as informações disponíveis sobe os atendimentos prestados pelo Hospital das Clínicas naquele caso específico, com mais segu­rança e qualidade. A inclusão no aplicativo dos pacientes que ainda não têm um celular cadastrado pode ser feita pelo paciente quan­do se seu retorno ao HC. O aplica­tivo estará disponível para down­load a partir desta quinta-feira, 1º de agosto, e poderá ser encontra­do nas lojas Google Play e App Store, dos sistemas operacionais Android e iOS, respectivamente.

Segunda fase
Os profissionais da saúde do Hospital das Clínicas também poderão acessar, numa segunda fase do programa, o aplicativo em busca de informações do paciente que estiver sendo aten­dido nos ambulatórios ou nas enfermarias. O acesso, inclusive, poderá ser remoto.

App
App é um apelido dado para o termo “aplicativo” (que vem do inglês application). Você também vai ouvir outras formas de chamar o app tais como aplicativo para celular, aplicativo móvel, aplicativo mobile. “Nós, na Fábrica de Apli­cativos, preferimos chamar sim­plesmente de app”, diz.


Passo a passo do ‘Nosso HC’
– Instalação no celular do aplicativo “Nosso HC Ribeirão”, disponível no Google Play ou App Store
– Abrir o aplicativo, preencher o cadastro e ativar a conta
– Com a conta ativada, preen­cher as credenciais de acesso
– Ao receber a chave de acesso via SMS no celular, inserir o código no aplicativo
– Ao clicar no botão “verificar credenciais” o acesso será liberado
– Em caso de dúvidas na insta­lação acessare o site hcrp.usp. br/faq-nosso-hc

Postagens relacionadas

Casos de bullying crescem e preocupam 

Redação 2

Comida di Buteco – Trinta bares iniciam concurso de petiscos

William Teodoro

Divisão tem 20 pets filhotes para adoção 

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com