Tribuna Ribeirão
Geral

Aquário de RP é reaberto ao público

O Aquário do Bosque Zo­ológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto reabriu as portas para visitação nesta quarta-feira, 4 de agosto, após a suspensão de acesso do pú­blico em razão do protocolo de segurança sanitária do Plano São Paulo de combate à pan­demia da covid-19.

Para a reabertura, além de nova decoração externa, foi fei­ta a substituição da iluminação interna antiga por lâmpadas de led, reposição de azulejos, apli­cação de PU (calafetação) para eliminar vazamentos entre ou­tros reparos gerais.

De acordo com o chefe de Divisão de Unidades de Con­servação, Alexandre Felcar, o complexo possui quatro tan­ques temáticos, dois recintos destinados às aves e mamíferos aquáticos, além de três recintos para acomodar pequenos rép­teis, anfíbios e invertebrados.

“Mesmo no período em que o Bosque ficou com a visitação suspensa, a roti­na interna se manteve ativa para dar conta da gestão de um ambiente complexo, com 250.880 metros quadrados. Foram mantidos todos os protocolos sanitários para resguardar a saúde dos técni­cos, tratadores, estagiários e demais funcionários”, afirma.

Para a secretária municipal do Meio Ambiente, Catherine D’Andrea, o aquário não é ape­nas opção de lazer, é um local que proporciona educação ambiental. “Espaço fantástico, com tanques onde estão em exposição peixes de várias es­pécies, de diversos ambientes de rios brasileiros”, diz.

“Todos os animais expos­tos nasceram em criadouros autorizados e não foram reti­rados da natureza”, ressalta. A retomada do funcionamento do Bosque Fábio Barreto, in­cluindo o Aquário, foi plane­jada mantendo os protocolos sanitários de segurança.

Foram mantidos os cuida­dos de higiene, sendo exigido dos visitantes o uso de másca­ras e o distanciamento social. Também é recomendado o uso de garrafas de água individuais para que não seja necessário o uso de bebedouros públicos.

O Bosque Fábio Barreto fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Nes­ta fase transição do Plano São Paulo, atende presencialmente de quarta-feira a domingo, das nove horas às 16h30, com di­versas medidas de segurança para evitar a propagação da covid-19. Fecha aos feriados.

Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513. A entrada é franca. O zooló­gico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cui­dados. O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Par­que Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flores, quios­ques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.

No local existem 30 espé­cies de primatas, felinos e ro­edores, entre eles pumas, on­ças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os di­vertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpen­tes peçonhentas e não peço­nhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo.

Já no Aquário existem pei­xes brasileiros de várias espé­cies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos. Desde 2011, os animais do Bosque Fábio Barreto recebem presentes em comemoração ao Natal. Neste ano não deve ser diferente.

O Bosque Fábio Barreto atende cerca de três animais resgatados e feridos por dia. Essa também é a média anu­al, segundo dados do projeto “Uma nova chance”. A maioria deles é vítima da própria ação humana, como as queimadas. Informações sobre bichos sil­vestres feridos ou perdidos po­dem ser passadas para o Corpo de Bombeiros (telefone 193), Polícia Ambiental (3996-0450) e do zoológico (99969-2728).

Postagens relacionadas

Sandra Brandani é eleita a primeira presidente mulher da Acirp

William Teodoro

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: Tribuna Veículos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com