Saerp realiza intervenção emergencial para correção de vazão no poço Bambas, na Zona Norte
A Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) identificou, por meio de seu sistema de monitoramento, produção de areia no poço Bambas, localizado na região Norte da cidade. Para sanar o problema e evitar danos à estrutura do equipamento, a pasta inicia nesta quarta-feira, 27 de maio, intervenção emergencial no local.
Os trabalhos consistirão na remoção completa da bomba submersa e na introdução de uma nova tubulação interna equipada com um pré-filtro. Esse mecanismo atuará no bloqueio dos sedimentos de areia impedindo a passagem de resíduos sólidos e garantindo a retoma da vazão e a pureza da água distribuída.
Devido à alta complexidade e profundidade da operação, o poço Bambas precisará permanecer totalmente paralisado pelo período de cerca de sete dias, portanto, moradores dos bairros Ipiranga e trechos dos Campos Elíseos deverão enfrentar desabastecimento ao longo desta semana.
Para diminuir os impactos à população da região durante os sete dias de obras, a secretaria organizou um plano de contingência imediato. Uma frota dedicada de caminhões-pipa foi mobilizada para atender com prioridade e de forma contínua a região afetada até a conclusão dos trabalhos e normalização do sistema.
As solicitações de caminhões-pipa devem ser feitas diretamente pela Central de Atendimento da Saerp, no telefone 0800 115 0 115. Desde o início do mês de maio, a Saerp está atuando no bairro Ipiranga para melhorar o abastecimento da população. Estão sendo implantados cerca de 2km de adutora para ligar a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) Matadouro e o Reservatório Maranhão.
Com a implantação da adutora, o sistema de abastecimento será setorizado e invertido para operar por gravidade. A medida permitirá otimizar a distribuição de água, reduzir perdas, melhorar a reservação e ampliar o controle de pressão, além de proporcionar maior eficiência no abastecimento da região.

