Tribuna Ribeirão
Artigos

As energias: eólica, solar e fóssil

Um dia, há muito tempo, soube que a Petrobras conhecia as reservas petrolíferas sub-oceânicas de diversos pontos de nosso litoral há décadas antes de sua prospecção, no entanto a relação custo/benefício não compensava investir.

Após as convulsões bélicas euro asiáticas da década de sessenta do século passado, com a “explosão” do preço do barril de petróleo foi possível à Petrobras iniciar a prospecção do petróleo subaquático da bacia de Campos e outros pontos de nosso litoral.

Naquela época, na direção da Petrobras e de nossa “Terra Brasilis” havia técnicos e políticos que com raras exceções eram altamente especializados e principalmente honestos, o que não está acontecendo atualmente.

Após este pequeno preâmbulo vamos aos fatos objeto desta crônica.

Nosso planetinha está vivendo uma enorme convulsão climática principalmente em função do aquecimento global! São milhares, para não dizer milhões de toneladas de gelo que estão derretendo dia a dia de nossos polos e picos dos chamados “gelos eternos” exclusivamente em função do aquecimento global, o que pode causar, e já causou inundações e outros acidentes anteriormente desconhecidos.

De onde vem este aquecimento conhecido pelo nome “EFEITO ESTUFA”? Ele é produzido principalmente pela queima de combustíveis fósseis (gasolina, óleo Diesel, óleo combustível, querosene e alguns outros derivados do petróleo) . Eles são os maiores vilões fabricantes do efeito estufa.

Agora vem a razão do título desta crônica: são milhões de dólares investidos no “Pré-sal” em uma prospecção petrolífera enquanto novas formas de energia, a eólica, a foto-voltaica e até a hídrica, além de estarem se desenvolvendo tecnicamente dia a dia, estão a nossa inteira disposição de forma gratuita 24 horas por dia durante os 365 dias do ano.

De um lado, principalmente nos litorais do extremo sul e do nordeste da nossa “Terra Brasilis” ocorrem ventos dominantes praticamente todos os dias o que facilita sobremaneira a introdução das chamadas FAZENDAS EÓLICAS cuja produção energética é sobejamente conhecida. Existem projetos de cata-vento com o diâmetro aproximado de uma árvore que consegue fornecer energia para uma casa com quatro moradores…

De outro lado, o sol brilha praticamente os 365 dias do ano, em todo território nacional e, com advento de tecnologias fotovoltaicas o aproveitamento desta fonte, em equilíbrio com outras formas de obtenção da energia é totalmente viável.

E tem mais: certas cidades europeias já estão dando prazo para que ocorra a proibição de circulação de veículos movidos a combustível fóssil a partir de cerca de uma década!
Enquanto isto nós estamos investindo na prospecção do petróleo no Pré sal! Até quando?

Postagens relacionadas

O Napoleão de hospício e o gabinete do ódio

Redação 1

Um mau pagador

Redação 1

Os desafios de mensurar a dor (6)

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com