O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Ribeirão Preto, vinculado à Secretaria Municipal de Justiça, tem novo chefe: o jornalista e graduando em Direito Leonardo Cesar Bernuzzi Thomazini, ex-assessor parlamentar do vereador Igor Oliveira (MDB), com quem trabalhou por vários anos.
Ele substitui Carolina de Freitas, nomeada para um cargo na Secretaria Municipal de Obras Públicas. “Continuo à disposição de todos, agora em uma nova missão voltada à defesa dos direitos do consumidor e ao fortalecimento das políticas públicas de proteção e orientação”, afirma Thomazini.
Atualmente ele também faz pós graduação em Direto do Consumidor. Já ocorreram várias mudanças no primeiro escalão do governo Ricardo Silva (PSD) neste primeiro ano de gestão.
No final de outubro, Valdir Martins, deixou o cargo de secretário municipal da Educação por motivos pessoais. A pasta está sendo conduzida interinamente por Christian Viana Oliveira, servidor da rede de ensino desde 2009.
Ainda em outubro, Antonio Carlos Moretti Junior assumiu a Secretaria de Tecnologia e Governo Digital, pasta criada para consolidar as ações de transformação tecnológica e digital de Ribeirão Preto. Ele respondia pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Com o remanejamento, Claudio Almeida, titular de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, passou a acumular também a secretaria deixada por Moretti, fortalecendo a integração entre políticas de desenvolvimento urbano e sustentabilidade.
Ele já havia exercido a função interinamente por 20 dias. Em 29 de setembro, Ricardo Silva já havia nomeado dois novos secretários para as pastas criadas com a reforma a administrativa: Luciana Oliveira assumiu a de Comunicação e o professor Claudio Romualdo passou a comandar a de Cidadania e Pessoa com Deficiência.
Em 4 de julho, Silva nomeou o jornalista Jean Vicente secretário de Governo, em substituição ao também jornalista, poeta e cientista político João Augusto do Carmo, que deixou o cargo em 17 de junho para se dedicar a novos projetos profissionais.
Em junho, além de João Augusto, José Roberto Geraldine Júnior (Planejamento e Desenvolvimento Urbano) também pediu exoneração por motivos pessoais. Em março, Walter Telli, anunciado pelo prefeito janeiro como secretário de Obras Públicas, assumiu o cargo.
Ele não havia assumido oficialmente a função devido aos trâmites para afastamento do cargo de técnico federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Com a posse de Telli, Juliana Ogawa, que acumulava interinamente a pasta, ficou no comando apenas da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Desde 30 de outubro, o Procon de Ribeirão Preto atende nas instalações do Poupatempo, no Novo Shopping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, no bairro Ribeirânia, Zona Leste. Antes, atendia na rua Aureliano Garcia de Oliveira nº 266, no bairro Nova Ribeirânia, na mesma região. Até junho de 2018, o órgão atendia na rua Duque de Caxias nº 1.181, no Centro.
Segundo a prefeitura de Ribeirão Preto, a iniciativa tem como objetivo oferecer mais conforto, praticidade e agilidade aos consumidores, reunindo em um único espaço diversos serviços públicos de interesse da população.

