Tribuna Ribeirão
Mundo

Astrônomos descobrem a maior explosão desde o Big Bang

Astrônomos descobriram a maior explosão já vista no universo desde o Big Bang, que se formou a partir de um buraco negro supermassivo. A explosão aconteceu no centro de um aglomerado de galáxias, a cerca de 390 milhões de anos-luz de distância. O grupo de cientistas relatou a descoberta nesta semana.

De acordo com Simona Giancintucci, do Laboratório de Pesquisa Naval em Washington, a explosão foi tão grande que gerou uma cratera de tamanho equivalente a 15 vias-lácteas. O registro é cinco vezes maior do que o recorde anterior.

Para fazer a descoberta, os astrônomos usaram um telescópio espacial lançado pela Nasa, o Observatório de Raio X Chandra, além de observatórios espaciais europeus e telescópios terrestres. Eles acreditam que a explosão se originou em um buraco negro no centro de Ophiuchus, formado por milhares de galáxias.

O primeiro indício da explosão foi percebido em 2016. Imagens de Ophiuchus, captadas pelo Chandra, revelaram uma borda estranhamente curva, mas os cientistas descartaram a explosão por causa da quantidade de energia que seria necessária para provocar a cavidade. Dados coletados depois confirmaram o fenômeno.

Os cientistas acreditam que a explosão já tenha acabado. Segundo a equipe, são necessárias mais observações para compreender os motivos do ocorrido. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Ladrões roubam quatro pinturas avaliadas em milhões de euros do Museu Renoir, na França

William Teodoro

Trump comenta economia e reitera que Irã nunca terá arma nuclear em evento do 11 de setembro

William Teodoro

Resgate no Nepal se concentra em trabalhadores presos em três túneis

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade