Tribuna Ribeirão
Cultura

Austríaco vai reger a USP Filarmônica  

Maestro Günter Neuhold, formado pela Escola Superior de Música de Graz, tem no seu currículo os prêmios em importantes concursos de regência  (Divulgação)

A USP Filarmônica recebe como convidado internacional o famoso maestro Günter Neuhold, de Viena, Áustria, para o concerto nº 222 da Série Concertos USP 2025. A apresentação será nesta terça-feira, 27 de maio, às 20 horas, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. A entrada é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de retirada de ingresso com antecedência.

O programa, sem intervalo, terá a Sinfonia Fúnebre (1790), de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), e a 7ª Sinfonia em Lá Maior op. 92 (1813), de Ludwig van Beethoven (1770-1827), com os seus quatro movimentos: Poco sostenuto – Vivace, Allegretto, Presto e Allegro con brio.

Günter Neuhold, formado pela Escola Superior de Música de Graz, tem no seu currículo os prêmios em importantes concursos de regência (Florença, San Remo, Viena, Salzburgo e Milão). Entre outras, foi maestro convidado de orquestras como Mozarteum de Salzburg, Filarmônica de Viena, Staatskapelle de Dresden e a Sinfôica do Estado de São Paulo (Osesp).

Ainda comandou teatros estatais ou nacionais de ópera de Milão (La Scala), Viena, Veneza (La Fenice), Berlim (Ópera Alemã, Ópera Cómica e Ópera Estatal), Madri, Filadélfia, Monte Carlo, Paris, Budapeste, Leipzig, Zürich, Dresden, Munique, Genebra, Roma, Bolonha, Palermo (Massimo) e Buenos Aires (Colon).

Foi também maestro convidado das orquestras das rádios de Berlim, Viena, Colônia, Madri, Stuttgart, Leipzig, Praga, Moscou, Hamburgo, Hannover e Frankfurt. Como maestro principal e diretor artístico, Günter Neuhold comandou o Teatro Regio di Parma e a Orquestra Sinfônica “Arturo Toscanini” na Itália (1981-1986).

Também foi o regente titular da Orquestra Filarmônica Real de Flandres de Antuérpia na Bélgica (1986-1990), a Badische Staatskapelle de Karlsruhe (1989-1995) e o Teatro de Bremen (1995-2002) na Alemanha e a Orquesta Sinfônica de Bilbao no País Basco (2008-2014).

A série Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) em parceria com a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.

O mesmo repertório será apresentado gratuitamente também em São Carlos, no Teatro La Salle, situado na avenida José Pereira Lopes nº 252, no bairro da Boa Vista, na quarta-feira (28), às 20 horas, numa realização conjunta com a prefeitura do campus da USP e o Instituto de Química de São Carlos da USP.

USP Filarmônica – Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados.

Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na Direção Artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita.

Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.

Durante o ano de 2025, pela série regular da temporada, a USP Filarmônica realizará doze concertos em Ribeirão Preto e oito concertos em São Carlos.
A orquestra estará, ainda, em cidades como Jardinópolis, Franca, São Paulo, Juiz de Fora e São Paulo (Museu Paulista e Sala São Paulo).

Como sempre, nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra de estudantes de graduação da USP recebe o público com entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos. O Theatro Pedro II informa que não é permitido crianças menores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por determinação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altura do guarda corpo, segundo consta no site da Fundação Dom Pedro II.

Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. Para melhor conservação do Theatro Pedro II é proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro das salas de espetáculos. Fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança.

Atualmente conta com 1.200 lugares. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. Ou acesse www.theatropedro2.com.br. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos por causa do horário, mas eles podem entrar acompanhados. O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional.
Serviço
Série: Concertos USP (concerto nº 222)
Com: USP Filarmônica
Regência: maestro Günter  Neuhold
Programa:
Sinfonia  Fúnebre  (1790)
Autor: José  Maurício  Nunes  Garcia  (1767-1830)
7ª Sinfonia  em Lá Maior  op. 92 (1813)
Autor: Ludwig van  Beethoven  (1770-1827)
Quatro  movimentos:
Poco sostenuto  – Vivace,  Allegretto,  Presto e  Allegro  con brio
Quando:
terça-feira,  27 de maio
Horário:  20  horas
Local:  Theatro Pedro II
Endereço: rua  Álvares Cabral  nº 370, Centro  Histórico
Acesso: gratuito
Capacidade:
1.200 pessoas
Informações: (16)
3977-8111 ou
www.theatropedro2.com.br 

 

Postagens relacionadas

Comédia e drama no Teatro Municipal

Redação 2

Festival Caipira terá vários shows 

Redação 2

Livros exploram vida movimentada do influente bruxo Aleister Crowley

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com