Tribuna Ribeirão
Geral

Banco de Sangue convoca doadores

Foto: Fernando Frazão/Ag.Br.

O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto faz um apelo à população para que se sensi­bilize sobre essa causa pela vida e doe sangue. Neste mês de ja­neiro, a unidade vem recebendo apenas cerca de 30 doações por dia, quando o ideal são 60 co­letas diárias, para que se possa atender com equilíbrio às de­mandas dos hospitais.

Segundo a instituição, essa situação se agravou em razão das férias escolares, período em que há uma queda acentuada nas doações em todos os Bancos de Sangue do país, pois as famí­lias viajam e as pessoas se esque­cem de doar sangue. Somado a esse fato, as fortes chuvas da estação também estão impac­tando na queda das doações.

Déficit
Atualmente, no GSH Ban­co de Sangue de Ribeirão Preto os estoques sanguíneos estão 50% abaixo do ideal, sendo que os tipos O negativo e positivo (O- e O+) e A negativo e posi­tivo (A- e A+) são os que mais estão em falta. Para muitas pessoas que estão enfermas, os componentes sanguíneos são a única esperança de vida, um em cada dez pacientes interna­dos necessitam de transfusões.

Por isso, as doações de sangue têm que ser cons­tantes e em um ritmo que atenda a essas necessidades. “Em janeiro, ao mesmo tem­po em que as doações caem, as demandas por transfusões aumentam em função das ci­rurgias dos pacientes que já estão em tratamento e tam­bém dos atendimentos emer­genciais decorrentes de aci­dentes em estradas”, ressalta Micheli Caligioni, captadora de doadores do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

“Por isso, fazemos um alerta para que a população se sensibi­lize e doe sangue”, ressalta. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. A falta de sangue pode suspender ci­rurgias nos hospitais da região. A doação também proporciona chance de vida e esperança a quem necessita de transfusão.

Entre esses pacientes estão os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, pacientes que serão sub­metidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes, e também vítimas de queimaduras.

De acordo com as normas do Ministério da Saúde, as mu­lheres podem doar sangue até três vezes por ano, observando um intervalo de três meses en­tre cada doação. Já os homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo de 60 dias entre as doações. Apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) re­comenda que de 3% a 5% da população seja doadora.

Requisitos
Entre outros, um dos requi­sitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja reali­zada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pe­sar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Documentos
Na hora da doação, deve apresentar um documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habili­tação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimen­tos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

Os potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita de co­vid-19 e que apresentaram sinto­mas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, só poderão doar sangue depois de um perí­odo de dez dias após recuperação da doença. Antes, eram 14 dias.

Também serão consideradas inaptas as pessoas que apresen­tarem teste diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, mesmo que sejam assintomáticas. Aqui, o período de proibição é de dez dias após a data da coleta do exame. Na atualização, foi retira­do ainda o critério de inaptidão para doação de pessoas que te­nham se deslocado ou que se­jam procedentes de países com casos de covid-19.

Onde
O GSH Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocai­úva nº 975, na Vila Seixas, na região Central – telefone (16) 3977-5900 e WhatsApp (16) 99702-0830. O local dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospitalar, para acolher o doador de sangue. Atende de segunda-feira a sá­bado, das sete às 18 horas.

Postagens relacionadas

Capotamento com 5 vítimas na rodovia Carlos Tonani

Redação

PUBLICIDADE – Assine o Jornal Tribuna Ribeirão – (16) 3632 2200

Redação 1

Solenidade celebra os 40 anos da Transerp

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com