Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Banco de Sangue convoca doadores

Foto: Fernando Frazão/Ag.Br.

Doar sangue é dar espe­rança de vida para quem está enfermo e necessita deste com­ponente único para se resta­belecer. Nesta Semana Santa, o GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto chama atenção para a importância desse gesto de amor e renascimento, com a campanha: “Doe esperança para quem precisa. Quem salva vidas tem uma vida mais doce”.

É com esta mensagem que o Banco de Sangue está rece­bendo os seus doadores nesta semana de Páscoa, e os pre­senteando com uma caixa de bombons de chocolate, nos dias 6 e 8 de abril (mediante disponibilidade). De acordo com a instituição, a intenção é sensibilizar a população para a necessidade constante da doa­ção de sangue, principalmente em períodos de feriados pro­longados, em que há uma que­da acentuada nas doações.

“Desejamos aos nossos do­adores uma feliz Páscoa e espe­ramos que eles se sintam moti­vados pelo verdadeiro sentido desta celebração e façam sua doação de sangue”, diz Micheli Caligioni, captadora de doado­res do GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

Onde
O GSH Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiú­va nº 975, na Vila Seixas, na região Central – telefone (16) 3977-5900 e WhatsApp (16) 99702-0830. O local dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospitalar, para acolher o doador de sangue. Atende de segunda-feira a sá­bado, das sete às 18 horas, mas neste feriado de Sexta-Feira da Paixão estará fechado, reabrin­do no dia seguinte.

A doação de sangue pro­porciona chance de vida e espe­rança aos pacientes internados que necessitam de transfusões, entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tra­tamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes.

Para muitas pessoas que es­tão enfermas, os componentes sanguíneos são a única esperan­ça de vida: um em cada dez pa­cientes internados necessitam de transfusões. Por isso, as doações de sangue têm que ser constan­tes e em um ritmo que atenda a essas necessidades. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

A falta de sangue pode sus­pender cirurgias nos hospitais da região. A doação também proporciona chance de vida e esperança a quem necessita de transfusão. Entre esses pacientes estão os que têm anemia falci­forme, os que estão em trata­mentos de câncer, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como car­díacas e transplantes, e também vítimas de queimaduras.

Requisitos
Entre outros, um dos requi­sitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja reali­zada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pe­sar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Documentos
Na hora da doação, deve apresentar um documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilita­ção (CNH) e etc. – em bom es­tado de conservação. Após o al­moço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

Os potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresenta­ram sintomas da doença, mes­mo nos casos leves ou mode­rados, só poderão doar sangue depois de um período de dez dias após recuperação da do­ença. Antes, eram 14 dias.

Também serão consideradas inaptas as pessoas que apresen­tarem teste diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, mesmo que sejam assintomáticas. Aqui, o período de proibição é de dez dias após a data da coleta do exame. Na atualização, foi retira­do ainda o critério de inaptidão para doação de pessoas que te­nham se deslocado ou que se­jam procedentes de países com casos de covid-19.

Postagens relacionadas

Vídeo | Caminhão explode em posto de combustível em Rio Claro

William Teodoro

MDB abre convenções partidárias em RP

Redação 2

Legislativo vai ouvir secretária no dia 27

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com