O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP) projetam crescimento médio entre 9% e 12% nas vendas da Black Friday de 2023 na cidade, em relação ao mesmo período do ano passado, aponta levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelas duas entidades.
A Black Friday acontece sempre na última na sexta-feira. Neste ano, será em 24 de novembro. No entanto, grande parte do comércio já iniciou promoções alusivas à data, tanto no físico quanto no digital. O levantamento do CPV também projeta que 81% dos consumidores de Ribeirão Preto e região têm intenção de comprar na Black Friday (em nível Brasil, o percentual é de 79%) e que 44% dos consumidores locais/regionais, pretendem gastar mais na BF desse ano.
Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, destaca que “além de comprarem itens de que estejam precisando, muitos consumidores utilizam a Black Friday para antecipar parte dos presentes de Natal aproveitando descontos mais atrativos. E, mais perto do Natal, quando sairá a segunda parcela do décimo terceiro, eles complementarão as compras de fim de ano. É uma forma de presentear mais pagando menos, ou de economizar mesmo”.
“Ter a intenção é uma coisa, comprar efetivamente é outra. Esperamos que, na prática, essa maior ‘vontade comprar’ ajude a impulsionar as vendas de novembro, como um todo. Outro detalhe positivo é que milhares de moradores da macrorregião fazem suas compras em Ribeirão e ainda acabam aproveitando para fazer um passeio em família. Isso ajuda a movimentar a economia local”, afirma Galli Alberto.
O pagamento do décimo terceiro salário em Ribeirão Preto este ano deve injetar um valor líquido de R$ 557.462.257,04 na cidade. O cálculo é do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial (Acirp). A estimativa é que R$ 448.015.692,11 do montante líquido injetado sejam revertidos em consumo na própria cidade, 80,4% do total.
Campeões de vendas – A pesquisa ainda aponta que os produtos mais procurados na Black Friday serão roupas, calçados, acessórios, brinquedos, joias/bijuterias, eletrodomésticos, eletrônicos, cosméticos/perfumes, além de artigos para casa e celulares.
Pesquisas de preços – Estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil e a Offerwise Pesquisas, aponta que 91% dos brasileiros pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar na Black Friday, especialmente para confirmar se os produtos estão realmente com um bom desconto (56%) e para escolher a loja com o melhor desconto (34%).
Também revela que 37% dos consumidores começam a pesquisar os preços a menos de um mês do evento e 29% um mês antes. E que a principal fonte de pesquisa são os canais online (91%), principalmente nos sites/aplicativos das lojas em que são clientes (54%) e em sites/aplicativos de comparação de preços/produtos (51%). 48% também fazem pesquisa offline, especialmente visitando lojas de rua (24%) e shopping centers (23%).
De acordo com Galli, a tendência de estabilização da inflação e a injeção de recursos do décimo terceiro salário, contribuem para um maior otimismo por parte do comércio varejista. “Os lojistas estão apostando fortemente na força da Black Friday e do Natal para alavancar as vendas neste fim de ano.”
Ele lembra que, ao longo de 2023, “o comércio varejista, de uma forma geral, tem registrado desempenho abaixo do ano passado apesar de levemente positivo. Outros dois fatores que também podem ajudar, são a forte onda de calor e o início das férias escolares, em dezembro, que impulsionam vendas em alguns importantes segmentos do varejo”, finaliza o pesquisador.