Por Hugo Luque
No fechamento da janela de transferências dos estaduais, nesta sexta-feira, o Botafogo anunciou a contratação do centroavante equatoriano Ronie Carrillo, ex-Juventude e que estava na Inter de Limeira. O jogador desembarcou em Ribeirão Preto na quinta-feira e assinou contrato até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro.
Embora jogue no ataque, Carrillo não é, a princípio, um substituto para Douglas Baggio, ponta que, durante a semana, foi negociado pelo Pantera com o CRB. O estrangeiro atua como referência no setor ofensivo e deve competir pela titularidade com Alexandre Jesus e Pablo Thomaz.
O jogador de 28 anos é o quinto jogador de fora do Brasil no atual elenco botafoguense. Além dele, fazem parte do grupo o volante ganês Sabit e os argentinos Gabriel Risso (lateral-esquerdo), Alejo Dramisino (meio-campista) e Leandro Maciel (meia-atacante). No sub-20, o clube ainda conta com outro equatoriano, o lateral-direito Jeampaul Herrera.
Natural na capital de seu país, Ronie Carrillo foi revelado pelo Deportivo Quito antes de se destacar, em 2016, pelo América de Quito, com 33 gols em 36 jogos. O jogador, então, foi emprestado para a LDU, mas não se firmou. Mesmo assim, foi comprado pela Universidad Católica-EQU antes de retornar ao América, onde atuou entre 2018 e 2020.
No país natal, Carrillo ainda passou por Aucas, LDU Portoviejo e El Nacional. A boa média de gols no último clube (cerca de um a cada dois jogos), entre 2022 e 2023, chamou a atenção do Portimonense, de Portugal. Após 30 partidas, seis gols e uma assistência no Velho Continente, foi contratado, no ano passado, pelo Juventude.
Com a equipe gaúcha na Série A e na Copa do Brasil, o atacante fez 17 jogos e dois gols antes de, no início da atual temporada, ser emprestado para a Inter de Limeira. Em sua primeira passagem por São Paulo, acabou rebaixado no Paulistão e marcou um gol em seis duelos.
Ao longo de sua carreira, Carrillo acumulou altos e baixos. Seu principal momento na carreira, com a camisa do El Nacional, teve ainda dois gols e duas assistências na fase preliminar da Copa Libertadores de 2023.
Com Carrillo, o Botafogo chegou a seis reforços na janela aberta para jogadores que disputaram os estaduais. Antes dele, foram anunciados os zagueiros Carlos Eduardo e Rafael Milhorim, o volante Wesley Dias, além dos pontas Matheus Régis e Jefferson Nem.
Neste domingo, às 19h, o Tricolor volta a campo no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, para receber o Atlético-GO, pela segunda rodada da Série B.