Por Hugo Luque
O Botafogo anunciou, no fim da tarde desta sexta-feira, a chegada do lateral-esquerdo argentino Gabriel Risso, ex-Ponte Preta. O contrato vai até o fim de 2025.
É o nono reforço do Pantera para a temporada que vem. Antes dele, chegaram os zagueiros Alysson, Alisson Cassiano e Edson, que também joga de volante, os meio-campistas Gabriel Bispo e Jean Mangabeira, e os atacantes Jonathan Cafú, Pablo Thomaz e Silvinho.
Embora a Ponte Preta tenha sido rebaixada na Série B do Campeonato Brasileiro, Risso teve algum destaque com a camisa da Macaca. Em sua primeira experiência no futebol brasileiro, o jogador teve média de 1,7 interceptação por partida na segunda divisão nacional, melhor marca entre os laterais-esquerdos. Por outro lado, foi o líder em cartões vermelhos na competição, com dois, ao lado de outros quatro atletas.
Aos 29 anos, o ala carrega na bagagem experiência em grandes palcos da América do Sul. Formado nas categorias de base do River Plate, passou por Defensores Belgrano e Ñuñorco antes de chegar no Atlético Tucumán. Risso defendeu a equipe do norte da Argentina entre 2017 e 2022.
Na longa passagem pelo Decano, ele disputou duas vezes a Copa Libertadores – em 2018 e 2020. Logo na primeira edição, foi peça importante do Tucumán que surpreendeu o continente ao chegar às quartas de final, fase em que foi eliminado pelo Grêmio.
No ano passado, o jogador vestiu a camisa do Atlético Rafaela, também da Argentina. Foram 31 jogos e uma assistência até despertar o interesse da Ponte Preta, que trouxe o atleta para a temporada de 2024. Pelo clube campineiro, marcou um gol e deu três assistências em 38 partidas.
O Botafogo está em pré-temporada de olho no Campeonato Paulista, que começa no dia 15 de janeiro. O primeiro compromisso é fora de casa, diante do Guarani.