Por Hugo Luque
O Botafogo sofreu, mas conseguiu empatar em 1 a 1 com o Operário na noite desta quinta-feira (18), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Pantera saiu atrás e foi dominado pelo adversário, mas conseguiu reagir no segundo tempo.
Mesmo depois da igualdade voltar ao marcador, o Fantasma continuou no ataque em busca do triunfo fora de casa e quase conseguiu. Para a felicidade do Tricolor, o segundo gol visitante não saiu depois que Jefferson Nem marcou.
Com o resultado, o Botafogo foi a 29 pontos e estacionou na 16ª posição, fora da zona de rebaixamento. Todavia, América-MG e Volta Redonda, que vêm logo em seguida na classificação, ainda jogam na rodada e podem jogar o conjunto ribeirão-pretano de volta para a degola. O próximo compromisso da equipe de Allan Aal é na quarta-feira, às 19h, fora de casa, contra o CRB.
O jogo
Os apenas 1.165 torcedores que compareceram ao Santão acompanharam um primeiro tempo preocupante do Botafogo. O time não conseguia criar e apenas observava o Operário empilhar chances. Logo nos primeiros minutos, Victor Souza salvou o Pantera em finalização de Rodrigo Rodrigues, após falha defensiva.
O Fantasma criou mais e teve outras oportunidades. As principais vieram a partir dos 30 minutos. Neto Paraíba obrigou o goleiro tricolor a fazer grande defesa. Pouco depois, Rodrigo Rodrigues quase marcou de longa distância. O gol veio, enfim, aos 46: Daniel Amorim arriscou batida de fora da área, a bola desviou em Carlos Eduardo e tirou Victor Souza da jogada.
A volta do intervalo foi movimentada, com chances para os dois lados e um possível pênalti para o Bota, que poderia ter um pênalti a favor aos três minutos não fosse a marcação de impedimento. O goleiro botafoguense continuou requisitado e, como de costume nesta temporada, apareceu. Se a equipe ainda está fora do Z-4, muito passa pelas mãos de Victor Souza.
Quando ninguém esperava, o ataque botafoguense entrou em ação, ainda que com um gol contra. Após cruzamento rasteiro pela direita, Miranda concluiu contra a própria meta. Para a sorte do zagueiro, o VAR apontou impedimento de Gabriel Barros no lance.
O Botafogo cresceu na partida, empurrado por sua torcida, e conseguiu um sofrido empate aos 38 minutos. Jhony Douglas bateu errado e a bola sobrou para Jefferson Nem, que dominou dentro da área, puxou para o pé direito e mandou um “canudo” para igualar. Nos acréscimos, o Operário ainda flertou com a vitória quando Vinicius Mingotti recebeu cruzamento com espaço para finalizar, mas parou no travessão.

