Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Botafogo recebe Comercial para Come-Fogo 172 

Com torcida única no Santa Cruz, clássico promete parar Ribeirão Preto 

Últimos capítulos do Come-Fogo foram em 2021 (Raul Ramos)

Por Hugo Luque 

Chegou o grande dia. Após dois anos, o Botafogo recebe o Comercial, nesta terça-feira, às 19h, no Estádio Santa Cruz, pela quarta rodada da Copa Paulista. O duelo promete parar Ribeirão Preto. 

No entanto, vale lembrar que, por determinação do Ministério Público, apenas botafoguenses estarão presentes no estádio. Com promoção para o setor da arquibancada, a expectativa é de casa cheia para o Come-Fogo. 

Na centenária história, que vem desde 1920, foram 171 encontros entre os rivais, com 63 vitórias tricolores, 59 empates e 49 triunfos alvinegros – o último deles em 2014, há cinco jogos. Os últimos clássicos disputados foram pela Copa Paulista de 2022: vitórias do Bota dentro e fora de casa, na última participação do clube no torneio. 

Segundo escala divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a arbitragem será responsabilidade de Lucas Canetto Belotte, de 34 anos. Ele estará acompanhado dos auxiliares Mauro André de Frentas e Izabele de Oliveira, além do quarto árbitro Igor Henrique Evas Roverto e do analista de vídeo Márcio Verri Brandão. 

O Botafogo 

Para o Pantera, vale a busca pela primeira vitória na competição. Na disputa com um time alternativo, o Tricolor fez dois jogos até aqui no Grupo 2: derrota para o Monte Azul, por 2 a 0, e empate com o Barretos, sem gols. A equipe tem sido comandada pelo auxiliar Alexandre Faganello e está na lanterna da chave, com apenas um ponto. 

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo vem em um processo de recuperação. Após um péssimo início de nacional, o time se recuperou, conquistou uma sequência invicta de cinco jogos, com quatro vitórias e um empate, mas foi batido pelo Ituano, no último domingo, por 3 a 2. 

Presente no primeiro jogo, contra o Monte Azul, o volante Carlos Manuel despistou, ao longo da semana, a escalação para o clássico. Ele, no entanto, tende a não ser titular nesta noite, já que esteve no 11 inicial do Brasileiro no domingo. 

“No caso do Come-Fogo, eu não sei. A gente não sabe quem vai jogar e isso vou deixar para o pessoal resolver”, disse. 

Ainda não se sabe se Faganello pretende ter força máxima, com todos os inscritos que também compõem o elenco principal, ou se vai manter a rotação das últimas rodadas, com muitos jovens da base, para poupar atletas que entraram em campo contra o Ituano. 

Um possível 11 inicial tem: Victor Souza; Andrey, João Maranini e Ericson; Thassio, Fillipe Soutto (Tortello), Arthur Mosca e Rafael Castro; Erik, Willian e Leandro Pereira (Pedro Severino). 

O Comercial 

Em busca de quebrar o tabu de dez anos, o Leão do Norte também busca encerrar o longo jejum de vitórias, que já beira um ano. O último triunfo comercialino em uma partida oficial foi em 27 de agosto de 2023, no 1 a 0 diante do São Bento, também pela Copa Paulista. 

Nada melhor para Betinho do que vencer pela primeira vez no comando do Bafo logo em um Come-Fogo. Para isso, o Alvinegro terá de superar a adversidade da torcida única, medida que foi criticada pelo técnico. 

“Sou contra a torcida única. No futebol, precisamos das duas torcidas no estádio para que se torne realmente um espetáculo. Só uma torcida vai torcer, xingar, comemorar, é uma pena. São as regras, mas ganhando, eles estarão nas ruas comemorando”, disse. 

Em 11 de agosto, será a vez do Comercial ter o estádio exclusivamente à disposição de sua torcida, no Come-Fogo do returno. No sábado, o clube promoveu um treino com portões abertos para a torcida no Palma Travassos. 

A equipe busca superar o rival para entrar de vez na briga pela classificação ao mata-mata. Após dois jogos disputados, o Leão soma dois pontos e ocupa a terceira colocação do grupo. Foram dois empates, contra Barretos (1 a 1) e Francana (0 a 0). 

Anunciado na última semana, o zagueiro Suéliton deverá estar à disposição para entrar em campo. No entanto, ele deve começar na reserva dos xarás Guilherme Teixeira e Guilherme Café – o segundo, inclusive, é ex-jogador do Botafogo. 

Um provável time titular tem: Marcos; Ninho, Guilherme Café, Guilherme Teixeira e Yan; Emerson Muller, Flávio e Khawhan; Gustavo Henrique, Danielzinho e Valdo Bacabal. 

 

 

 

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Tribuna amplia canal gratuito de notícias no WhatsApp

fernanda lipari

Coletores da Estre Ambiental participam da Meia Maratona

fernanda lipari

‘O incômodo já passou’, afirma meia do Botafogo

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade