Por Hugo Luque
Ferroviária e Botafogo fazem nesta quinta-feira (29), às 21h35, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), o clássico Bota-Ferro. Válida pela décima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a partida coloca frente a frente duas equipes que buscam fugir da zona de rebaixamento nesta primeira parte da competição.
O Pantera é o 15º colocado, com oito pontos, e está somente dois acima do Z-4. O time, agora comandado por Allan Aal, venceu a primeira como mandante neste nacional na última segunda-feira (26) e deixou a degola.
Do outro lado, a Ferroviária está apenas um posto acima, na 14ª posição, mas soma três pontos a mais (11). No entanto, se vencer, o Tricolor de Ribeirão Preto vai passar o rival na tabela por conta do número de vitórias – ambos somam duas.
Além disso, um resultado positivo pode servir para dar ainda mais moral ao novo comandante botafoguense. Em seu primeiro desafio à frente do novo elenco, Aal saiu de campo sorridente após o triunfo por 2 a 1 diante do CRB, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
O desfecho positivo diante do adversário alagoano veio em meio a uma crise, já que o Bota estava na zona de descenso e havia perdido seus últimos dois jogos, contra Athletic-MG e Operário-PR, por 3 a 0. No recorte das cinco rodadas mais recentes, agora são duas vitórias e três reveses.
“A gente tem de readquirir a confiança jogando. A única maneira de dar uma resposta para nós mesmos é tendo bom desempenho. (…) O que importa para nós é a vitória, não apenas pela posição da tabela, mas pela mentalidade de se jogar futebol”, afirmou o técnico.
Do outro lado, a Locomotiva venceu apenas um de seus últimos cinco embates. A equipe grená perdeu para Cuiabá e Goiás, empatou com Novorizontino e Avaí, e bateu apenas o Coritiba, no início do mês.
Um dos clássicos mais tradicionais do interior paulista, Bota-Ferro registra 41 vitórias afeanas, 30 dos botafoguenses e 31 empates em 102 encontros oficiais. Considerando todos os duelos, a vantagem araraquarense é ainda maior: 53 vitórias, 38 derrotas e 37 empates em 128 jogos.
Todavia, no encontro mais recente, válido pelo Paulistão de 2023, o Botafogo levou a melhor por 2 a 1, na Fonte Luminosa. A última – e única – vez que os adversários foram a campo pela Série B foi em março de 1980, com triunfo do Pantera por 2 a 0, em casa.
Para o Bota-Ferro desta noite, Allan Aal não deve contar com seis jogadores que estão no departamento médico: Matheus Barbosa, Matheus Costa, Wesley Dias, Alisson Cassiano, Jefferson Nem e Jean Victor. O atacante Alexandre Jesus, autor do primeiro gol contra o CRB, é dúvida. Segundo o treinador tricolor, o atleta foi substituído no segundo tempo após sentir um desconforto.
Assim, um provável 11 inicial tem: Victor Souza; Jeferson, Ericson, Rafael Milhorim e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Alejo Dramisino e Leandro Maciel; Jonathan Cafu, Matheus Régis e Alexandre Jesus (Pablo Thomaz).