Por Hugo Luque
A seleção brasileira de futebol faz amistoso com Senegal neste sábado (15), às 13h (de Brasília), no Emirates Stadium, casa do Arsenal, em Londres. Será o primeiro desafio do conjunto liderado por Carlo Ancelotti na última Data Fifa de 2025.
O Brasil vem de uma conturbada janela de partidas no continente asiático, em outubro. A equipe goleou a Coreia do Sul por 5 a 0, mas perdeu para o Japão por 3 a 2, em Tóquio, e viu questionamentos serem levantados a um semestre da Copa do Mundo.
Agora, a sequência será em solo europeu. Após encarar Senegal, o time verde e amarelo viaja para Lille, na França, onde vai duelar com a Tunísia.
Embora não seja uma favorita, Senegal já garantiu sua vaga no Mundial do ano que vem, na América do Norte. Com o atacante Sadio Mané, ex-Liverpool, como principal nome, o selecionado africano assegurou a classificação na última Data Fifa com goleadas sobre Sudão do Sul (5 a 0) e Mauritânia (4 a 0).
Curiosamente, a seleção senegalesa é uma das poucas que o Brasil jamais venceu no futebol. Foram apenas dois jogos, com uma vitória africana e um empate. No duelo mais recente, em amistoso disputado em 2023, derrota da Canarinho por 4 a 2.
Ancelotti deve colocar em campo o seguinte 11 inicial: Ederson; Éder Militão, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Alex Sandro; Casemiro e Bruno Guimarães; Estêvão, Matheus Cunha, Vini Jr e Rodrygo.

