Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Brasil registra alta de 11% na concessão de crédito

Juros do crédito livre atingem 40,8% ao ano (Pixabay)

Apesar dos juros altos, a concessão de empréstimos cresceu no Brasil em 2024, segundo as Estatísticas monetárias e de crédito, divulgadas nesta segunda-feira pelo Banco Central.

O saldo das operações no Sistema Financeiro Nacional totalizou 6 trilhões e quatrocentos bilhões de reais no ano passado, um aumento de quase 11% em relação a 2023.

No crédito livre, em que os preços são negociados entre bancos e clientes, as famílias emprestaram mais de dois trilhões de reais, crescimento de mais de 12%. Destaque para o cartão de crédito à vista, crédito pessoal não consignado, consignado do INSS e financiamentos de veículos.

Já as empresas emprestaram um trilhão e seis bilhões de reais em 2024, aumento de quase 8,5%.

Apesar do aumento na concessão de empréstimos, a inadimplência caiu. O índice de pessoas físicas com atrasos acima de 90 dias ficou em 5,3%, com redução de 0,3 pontos percentuais. Já as empresas inadimplentes ficaram em 2,5%, queda de 0,6.

A taxa média de juros no crédito livre ficou em 40,8% ao ano.

Postagens relacionadas

Inovando no mercado, empresa de RP lança painéis publicitários em LED

William Teodoro

Justiça acata plano de recuperação judicial de concessionária de veículos

Luque

Homem morre por suspeita de overdose em RP

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com