Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara deve votar reajuste de servidor

PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO

Nesta quarta-feira, 16 de março, o prefeito Duarte No­gueira (PSDB) recebeu o pre­sidente do Sindicato dos Servi­dores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM-RP), Valdir Avelino, para assinar o acordo salarial que concede aumento de 10,60% ao funcionalismo público.

O projeto de lei já foi encami­nhado à Câmara de Vereadores. O reajuste foi possível após estu­dos realizados pela Comissão de Política Salarial, instituída pelo decreto municipal nº 51, de 23 de fevereiro de 2022, sobre o atual quadro orçamentário e projeções de receita e despesas.

Também promoveu estudos para evitar o comprometimen­to com gastos em pessoal frente à Lei de Responsabilidade Fis­cal (nº 101/2000). “O diálogo é sempre o melhor caminho. Este ano propusemos este aumen­to, com a correção da inflação, porque estamos com as contas em dia após vivermos períodos difíceis”, diz Nogueira.

“Com a casa em ordem, após pagar as dívidas herdadas, de curto prazo, dívida fundada, acertar os 28,35% aos servido­res municipais, conseguimos propor esse aumento por en­tender que nosso servidor mu­nicipal merece pelo empenho prestado em nossa cidade”, des­taca o prefeito, que deixou a ca­tegoria três anos sem aumento.

Os servidores terão aumen­to de 10,60%, retroativo a 1º de março (data-base), referente à inflação acumulada em doze meses – de março de 2021 a fe­vereiro deste ano –, de acordo com o Índice Nacional de Pre­ços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geogra­fia e Estatística (IBGE).

O mesmo percentual vai in­cidir sobre o vale-alimentação dos cerca de 14.970 servidores da ativa e para o auxílio nutricional dos mais de 6.400 aposentados e pensionistas que recebem bene­fícios do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM).

Além disso, a prefeitura de Ribeirão Preto promete atender a outra reivindicação da categoria, sobre o pagamento das horas­-extras e plantões já no mês sub­sequente ao do trabalho extraor­dinário. Esse planejamento não estava sendo respeitado.

As outras reivindicações dos funcionários públicos, como in­vestimento, adequação e melhora das condições de trabalho, serão discutidas ao longo do ano por uma comissão permanente for­mada por representantes do Exe­cutivo e do Sindicato dos Servido­res, presidido por Valdir Avelino.

A pauta econômica, aprova­da na assembleia de 23 de feve­reiro, defendia reajuste salarial de 16,08%. Este percentual envolve a inflação acumulada em doze meses, de 10,60%, além da perda inflacionária de 4,48% de 2020 – ano em que os trabalhadores ficaram sem reposição salarial.

A categoria também pedia o pagamento de mais 1% de au­mento real, totalizando 16,08%. O pagamento de dez dias de férias em pecúnia e da licença­-prêmio para todos os servido­res (que tiverem o direito ad­quirido) no mês do aniversário do trabalhador serão discutidos durante o ano.

Havia três anos que o funcio­nalismo de Ribeirão Preto estava sem reajuste salarial. Em 28 de maio de 2020, por causa da pan­demia de coronavírus, o presi­dente Jair Bolsonaro (PL) sancio­nou a lei número 173/2020 que congelou o salário dos funcioná­rios públicos federais, estaduais e municipais até o final de 2021.

Em 2019, os servidores pro­tagonizaram a mais longa greve da história de Ribeirão Preto – teve início em 10 de abril e foi suspensa em 3 de maio, depois de 23 dias de paralisação e pro­testos. A categoria pedia reajus­te de 5,48% – 3,78% de repo­sição da inflação com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e mais 1,7% de aumento real.

Porém, não receberam um centavo de aumento. Em 2018, depois de dez dias de greve, que terminou em 19 de abril, foi con­cedido reajuste salarial de 2,06% com base no INPC, com acrésci­mo de 20% de ganho real, totali­zando 2,5% de aumento.

Postagens relacionadas

Brasil perde do Canadá nos pênaltis e dá adeus ao sonho do ouro em Tóquio

Redação 1

Dia de Doar estimula desapego depois dos excessos da ‘Black Friday’

Redação 10

Atletas de RP são campeões da 1ª etapa do Campeonato Paulista de Paraciclismo

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com