Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

CASA DE PORTINARI – Museu chega aos 53 anos

Museu Casa de Portinari - Leandro Lé

Em dezembro de 1968, a casa da família Portinari foi tombada pelo Instituto do Pa­trimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No ano se­guinte, o imóvel foi desapropria­do e adquirido pelo governo de São Paulo, e em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Conse­lho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artísti­co e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Com esforços da família do artista, do município e do Estado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970. Em comemoração aos seus 53 anos, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, na Re­gião Metropolitana de Ribeirão Preto, vai realizar, na próxima terça-feira (14), às 19 horas, a palestra “Celebrando a Casa de Candinho: 53 anos de histórias e memórias”, ministrada pela mu­seóloga Angelica Fabbri, direto­ra executiva da Acam Portinari, gestora do espaço.

Além disso, a programação também traz, neste sábado (11) e no domingo (12), das dez às 16 horas, a tradicional Feira de Artesanato com participação dos artesãos de Brodowski, sendo uma forma de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criati­va. Já no domingo, o Museu Casa de Portinari realiza a ação “Brincando de Contar”, no pro­jeto “Domingo com Arte”.

A partir das dez horas, a ar­tista Rita Luciano vai pintar o rosto da criançada com a temá­tica de paisagem e bichos, segui­da de uma oficina. Logo depois, Tino Nascimento vai contar histórias que abordam a impor­tância de escovar os dentes, não desistir dos obstáculos, palavras mágicas do dia a dia e como se aceitar do jeito que se é.

Capela da Nonna
Portinari mandou cons­truir a Capela da Nonna, em 1940, para que sua avó, dona Pelegrina, pudesse fazer suas orações uma vez que ela já es­tava com a saúde debilitada e, por isso, impossibilitada de ir à igreja de Brodowski. O espaço abriga um dos mais importan­tes conjuntos de obras sacras de Candido Portinari que re­tratou os santos prediletos da avó dando a eles a fisionomia de amigos e parentes.

As imagens foram feitas a têmpera, técnica que utili­za a mistura de água, cola e pigmentos em pó. A obra ter­minou em 1941. A Capela da Nonna é um dos principais es­paços do Museu Casa de Por­tinari. Lá estão São Francisco de Assis, Santa Luzia, São Pe­dro, São João Batista, a Sagrada Família, entre outras figuras sacras admiradas pela família. As imagens dos santos com as formas de parentes e amigos de Portinari são uma tradição presente na pintura do sécu­lo XV retomada pelo pintor, principalmente entre artistas flamengos e italianos.

Visitação
O Museu Casa de Porti­nari está aberto para visitação presencial de terça-feira a do­mingo, das nove às 18 horas, e às quartas-feiras o horário é estendido até as 20 horas. Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Mu­seu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasa­deportinari) e no site www. museucasadeportinari.org.br. O museu fica na praça Candi­do Portinari nº 298, Centro de Brodowski. O telefone para in­formações é o (16) 3664-4284.

Candido Portinari
Filho de imigrantes italia­nos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Can­dido Portinari manifestou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pin­tou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, oferecidos pelo governo brasileiro à sede da Organiza­ção das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos.

Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Criou desde peque­nos esboços até grandes obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior projeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultu­ral e político do Brasil.

Postagens relacionadas

Botafogo estreia bem e arranca empate com o São Paulo no Morumbi

Redação 8

Barão de Mauá lança primeiro laboratório universitário de inovação

Redação 1

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com