Um muro do Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, que ocupa uma área do Morro do São Bento, entre os Campos Elíseos e o Jardim Mosteiro, em Ribeirão Preto, desabou na noite do último sábado, 16 de novembro. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que as causas estão sendo apuradas, mas as chuvas dos últimos dias contribuíram para a queda. Ninguém se feriu.
O local foi cercado provisoriamente por uma grade até que a construção de um novo muro seja realizada. O desabamento ocorreu por volta das 23 horas em um trecho na rua Tamandaré. O local foi sinalizado e a Secretaria Municipal de Infraestrutura instalou um alambrando no local. A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) sinalizou o trecho com cavaletes e faixas zebradas. A calçada e parte da rua estão interditadas, não sendo possível estacionar no lado esquerdo da rua.
O Bosque Fábio Barreto, abriu normalmente no domingo (17) e também vai atender a partir desta quarta-feira (20) – o zoológico não funciona na segunda e na terça-feira. De agosto de 2018 a julho de 2019, o zoo recebeu 289.200 visitantes, média de 1.150 por dia. Os dados são das catracas, religadas em 21 de setembro do ano passado. Desde então, os equipamentos contabilizam o número de visitantes diariamente. A média anual, no entanto, supera 300 mil pessoas, segundo informações da Coordenadoria de Comunicação Social.
O zoológico tem com 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados. O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.
No local existem 30 espécies de primatas, felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Já no Aquário existem peixes brasileiros de várias espécies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos.
A entrada é franca. Atualmente 23 servidores municipais atuam no Zoológico Fabio Barreto.