Por: Adalberto Luque
As fortes chuvas que atingiram Ribeirão Preto, na noite desta terça-feira (10) causaram um rastro de destruição e problemas pela cidade. Há vários registros de alagamento e quedas de árvores, em vários pontos de Ribeirão Preto.
Na Rua Canesin, Santa Cruz do José Jacques, zona Sul de Ribeirão Preto, formou-se uma forte correnteza, trazendo água da parte alta do bairro. Com a água, veio uma grande quantidade de lixo. Os motoristas não conseguiram acessar a Rua Humaitá durante boa parte do temporal. Depois a situação se normalizou, mas ficou muito lixo espalhado pelas ruas e calçadas da região.
No Parque Luiz Carlos Raya, um motociclista seguia pela Rua José Barbosa Neto, Jardim Botânico, zona Sul. Ele acabou caindo com a moto em um buraco no meio da rua. O motociclista não sofreu ferimentos, mas a moto teve danos.
Na manhã desta quarta-feira (11), o buraco continuava aberto, embora sinalizado por um cavalete. Vazava água limpa no local.
Motociclista ferida
Na zona Leste, uma motociclista ficou ferida. A mulher seguia de moto pela Avenida Alfredo Ravaneli, no Jardim Helena quando um galho se soltou de uma árvore de grande porte e atingiu a moto. A mulher foi resgatada com ferimentos leves. Foi tirada debaixo da galhada e levada para um hospital particular.
Pouco antes de onde a mulher foi atingida, havia um carro parado após ter caído com uma das rodas em um buraco. O motorista do carro não teria sofrido ferimentos.
Também na zona Leste, uma árvore caiu próximo da Avenida Clóvis Bevilacqua, sentido à Rua João Bim. A árvore estava no cruzamento das ruas Fernando Ferrari com José Matheus dos Reis, no Parque dos Bandeirantes. A árvore não atingiu nenhuma pessoa, carro ou imóvel, mas causou transtorno aos motoristas.
Asfalto sumiu
No Centro, as chuvas causaram danos em uma região que já vem convivendo com transtornos há tempos. Na Rua São José, próximo a um shopping center, as águas levaram o asfalto recém aplicado na rua, por conta de obras que vem sendo realizadas naquela região.
Além disso, nas ruas onde estão sendo feitas intervenções por conta do projeto da Prefeitura, uma grande quantidade de lama desceu da parte alta em direção à Avenida Francisco Junqueira, entrando pelas ruas paralelas à Avenida Nove de Julho.
Vários pontos de alagamento foram registrados no Boulevard, próximo ao Jardim Sumaré, também na região central. A chuva não deixou de causar transtornos nas zonas Norte e Oeste. Vários pontos de alagamento, como no Jardim José Sampaio Júnior, foram notados.
Nota oficial
A prefeitura se manifestou por nota sobre as ocorrências durante e após as chuvas. “A Defesa Civil informa que, após o monitoramento das chuvas ocorrido ontem, não foram constatadas ocorrências relevantes nos pontos sob observação. Não houve acionamentos via 199 ou 153 durante o período de monitoramento. Foram relatados pontos de alagamento em três locais – próximo ao Sumaré, na Avenida Caramuru e nas proximidades da José Sampaio. Contudo, não houve acionamentos oficiais ou necessidade de atendimento emergencial nesses pontos. A Defesa Civil segue em estado de alerta e reforça que quaisquer ocorrências devem ser informadas por meio dos números 199 e 153.”
Sobre o asfalto, a Prefeitura informou que vão entrar em contato com a empresa responsável pela obra para que realize o reparo e a limpeza.