Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Cia. Minaz relança ópera ‘O Basculho de Chaminé’

A Cia. Minaz apresentará, em outubro e novembro, sua montagem da ópera bufa “O Basculho de Chaminé”, do compositor Marcos Portugal (1762-1830). As sessões serão em Ribeirão Preto, Serrana e Batatais. O espetáculo estreou em 1794, quando o autor residia na Itália.

Em Ribeirão Preto serão duas apresentações, às 20 horas deste sábado, 21 de outubro, e às 19 horas de domingo (22), no Teatro Minaz. . Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br). Fica na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Paulista. O espaço tem capacidade para receber 260 pessoas.

“O Basculho de Chaminé” é uma “comédia de enganos” que descreve a farsa de um barão e um limpador de chaminés (Pieroto). Eles trocam de identidade. cO Barão de Monte Albor, por estar desconfiado de que seu círculo social (Dom Fábio, Dona Flora, Rosina e seu criado, Janino), trama pelo seu mal e associa-se a Pieroto, que deseja viver algumas das regalias da vida de barão.

A história se desenrola a partir dessa farsa inicial, gerando situações cômicas no estilo da commedia dell’arte. “O Basculho de Chaminé” teve a edição moderna realizada por Gabriel Cipriano, Rui Magno da Silva Pinto e David Cranmer, dentro do “Projeto Marcos Portugal”.

O projeto foi desenvolvido no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal.

A montagem realizada pela Cia. Minaz estreou em agosto de 2013 reunindo pesquisa e prática artística através de projeto coordenado pelo Laboratório de Musicologia da Universidade de São Paulo (Lamus) em parceria com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa.

Foi premiado pelo Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Em 2014, a montagem integrou a programação do 2º Festival Minaz de Ópera e depois foi apresentada em Ribeirão Preto e outras cidades do estado de São Paulo.

O espetáculo tem no elenco solistas e coro da Cia. Minaz, orquestra de câmara sob regência da maestrina Gisele Ganade, que também assina a direção artística juntamente com Ivo Rinhel D’acol (ainda assina cenários, figurinos e produção executiva). A direção cênica é de André Cruz.

No dia 31 de outubro, a Cia. Minaz chega ao Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, em Batatais, para mais duas sessões, uma às 14h30 e outra às 20 horas. Fica na praça Dona Carolina Zanetti Soriani s/nº, Centro. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro.

Em Serrana, a ópera será apresentada no dia 8 de novembro, na Fundação Cultural, na rua Barão do Rio Branco nº 339, a partir das 20 horas, também com entrada gratuita e os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das oito às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Serviço
Espetáculo: “O Basculho de Chaminé”
Autor: Marcos Portugal (1762-1830)
Com: Cia. Minaz e orquestra de câmara
Regência: maestrina Gisele Ganade
Direção artística: Gisele Ganade e Ivo Rinhel D’acol
Direção cênica: André Cruz

Data e horário

Sábado, 21 de outubro às 20 horas
Domingo, 22 de outubro às 19 horas
Acesso: gratuito
Ingressos: www.minaz.com.br
Onde: Teatro Minaz
Endereço: rua Carlos Chagas nº 273, Jardim Paulista
Capacidade: 260 lugares
Classificação: 12 anos

Postagens relacionadas

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2019 são anunciados

Redação 1

Câmara é contra tarifa do lixo

Redação 1

Projetos oneram empresas em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com